COP30

Corrêa do Lago deixa secretaria do MRE para se dedicar à presidência da COP30

Exoneração, a pedido, foi publicada nesta terça (15/4), no Diário Oficial da União

Corrêa do Lago deixa secretaria do MRE para se dedicar à presidência da COP30

BRASÍLIA – O secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), André Aranha Corrêa do Lago, deixou o cargo no Itamaraty.

A exoneração, a pedido, foi publicada nesta terça (15/4), no Diário Oficial da União (DOU).

A eixos apurou que Corrêa do Lago se afastou da função para se dedicar à presidência da COP30.

O embaixador Corrêa do Lago tem vasta experiência em negociações sobre o clima e terá como missão, promover consensos e alcançar compromissos ambiciosos sobre o clima. Esse trabalho se inicia meses antes da cúpula da ONU e inclui a escuta imparcial para a proposição dos acordos.

Embora a presidência formal da COP permaneça sob a responsabilidade do Azerbaijão até a abertura oficial da 30ª Conferência, caberá desde já ao Brasil, como presidência designada, liderar os esforços para o êxito das negociações, promovendo o diálogo entre países e demais partes interessadas.

Corrêa do Lago é um veterano na diplomacia do clima. Exerceu o cargo de secretário no MRE desde março de 2023 até o momento. Atuou como negociador-chefe da delegação brasileira na COP28 (Dubai) e na COP29 (Baku).

Enquanto chefe das negociações, o objetivo foi encontrar consensos dentro dos diferentes órgãos da administração federal e representar os interesses do país em agendas multilaterais e bilaterais na conferência do clima.

O presidente da COP afirmou, em entrevista à CNN, que há três grandes desafios para o Brasil na COP30.

O primeiro é a revisão das metas climáticas do Acordo de Paris. O segundo diz respeito ao financiamento de ações contra as mudanças climáticas. E o terceiro é a criação de um consenso mínimo para que o país chegue menos dividido a Belém.

Trajetória do presidente da COP30

No Ministério das Relações Exteriores, chefiou os departamentos de Energia e de Meio Ambiente. Foi negociador-chefe do Brasil em diversas conferências ambientais e climáticas e também na Rio+20. Serviu nas embaixadas em Madri, Praga, Washington e Buenos Aires e na Missão junto à União Europeia, em Bruxelas. Foi embaixador do Brasil no Japão (2013-2018) e na Índia (2018-2023).

Formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), André Corrêa do Lago ingressou na carreira diplomática em 1982. Desempenhou funções no Brasil e no exterior, em áreas como energia, clima e meio ambiente, perante organismos internacionais e na promoção comercial do Brasil.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias