COP30

COP30 anuncia 30 enviados especiais e confirma Elbia Gannoum como responsável pela energia

Lista, que inclui líderes globais, ativistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil, terá a missão de ampliar o engajamento e garantir a "multiplicidade de vozes"

Conteúdo Especial

Elbia Gannoum, presidente da Abeeólica, concede entrevista ao TotalEnergies Studio, produzido pela eixos na Brazil Offshore Wind Summit, no Rio, em 26 de março de 2024 (Foto Victor Curi/eixos)
Elbia Gannoum, presidente da Abeeólica, concede entrevista ao TotalEnergies Studio, produzido pela eixos na Brazil Offshore Wind Summit, no Rio (Foto Victor Curi/eixos)

RIO — A presidência da  30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), anunciou nesta quarta (14/5) os nomes dos 30 enviados especiais que atuarão como pontes de diálogo entre a organização do evento e setores-chave da sociedade e regiões do planeta. 

A lista, que inclui líderes globais, ativistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil, terá a missão de ampliar o engajamento e garantir a “multiplicidade de vozes” representadas na preparação da conferência, que ocorre de 10 a 21 de novembro em Belém, no Pará.

Entre os destaques do anúncio está a escolha da economista Elbia Gannoum para liderar a frente temática de energia, como antecipado pela agência eixos

Presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (Abeeólica), Gannoum será responsável por escutar atores do setor, mapear propostas e demandas e alimentar a construção coletiva da agenda energética da COP30.

A nomeação da presidente da Abeeólica é um indicativo de como o tema será abordado na pauta climática brasileira. 

Com doutorado em políticas públicas e longa trajetória no setor elétrico, Gannoum tem liderado discussões sobre transição energética, neoindustrialização verde e, mais recentemente, sobre o papel do Brasil no desenvolvimento do hidrogênio verde e da eólica offshore.

“Os Enviados funcionarão como caixas de ressonância de setores e de geografias, verdadeiros canais e facilitadores do fluxo de informações e de percepções de suas respectivas áreas. Precisamos ouvir muito sobre as expectativas nas áreas em que contamos com enviados especiais”, disse o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago

Ao todo, foram nomeados 10 enviados regionais e 20 setoriais. Todos atuarão em caráter pessoal e voluntário. 

Além de Gannoum, nomes como Jurema Werneck (igualdade racial), Ethel Maciel (saúde), Beto Veríssimo (florestas), Janja Lula da Silva (mulheres), Marcelo Behar (bioeconomia) e Maya Gabeira (esportes) integram o grupo dos enviados temáticos. 

Na frente regional, destacam-se figuras como a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern (Oceania), o economista queniano Adnan Amin (Oriente Médio) — que presidiu a COP28 em Dubai —, e a diplomata mexicana Patricia Espinosa (América Latina), ex-secretária executiva da Convenção do Clima da ONU.

A escolha dos enviados também dialoga com a estratégia da presidência brasileira frente à COP30 de promoção do que vem sendo chamado de “Mutirão Global contra a Mudança do Clima”. 

A ideia é mobilizar governos, setor privado, sociedade civil, ciência e finanças em torno de um novo impulso global à ação climática.

“A Presidência da COP30 está honrada em ter enviados deste calibre, que ajudarão a construir a conferência com diálogo e ação coletiva. Serão algumas de nossas vozes e ouvidos em setores e regiões estratégicas, parte de um esforço conjunto por uma COP30 forte e efetiva na implementação de soluções climáticas”, disse a diretora-executiva da COP30, Ana Toni

Além do grupo de enviados, a presidência da COP30 já havia anunciado em abril a criação de quatro Círculos de Liderança: o Balanço Ético Global, o Círculo de Ministros de Finanças, o Círculo de Povos e o Círculo de Presidentes. 

Diferente dos enviados, que funcionam como pontes de diálogo e escuta, os círculos atuarão com foco em entregas específicas, como propostas de financiamento climático, compromissos de justiça climática e pactos entre chefes de Estado.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias