A Copenhagen Infrastructure Partners (CIP), por meio de seu Growth Markets Fund II (CI GMF II), anunciou nesta segunda (7/10) que tomou a decisão final de investimento (FID) em um sistema de armazenamento de energia de bateria de 220 MW/1.100 MWh na região de Antofagasta, no norte do Chile.
O projeto emitiu o aviso final para prosseguir e será um dos primeiros projetos desse tipo a atingir operações comerciais no Chile.
A instalação Arena BESS está estrategicamente localizada em uma região com recursos solares de classe mundial e adjacente à infraestrutura de transmissão existente e clusters industriais intensivos em energia.
Com uma capacidade de armazenamento de 1.100 MWh, a instalação mudará o excesso de energia solar gerada durante o dia para fornecer energia renovável durante as horas noturnas, reduzindo assim a necessidade de geração de energia de combustível fóssil durante os períodos de pico de demanda.
Os serviços de balanceamento fornecidos pelo projeto Arena BESS diminuirão as emissões de CO2 e permitirão maior integração de projetos de energia solar em larga escala no sistema de rede chileno, segundo o CIP.
“Estamos entusiasmados em dar este importante passo na implantação do primeiro projeto de armazenamento de energia da CIP no Chile, que será um dos maiores da região”, comenta Ole Kjems Sørensen, sócio da CIP.
Segundo o executivo, o investimento é parte da estratégia de longo prazo na América Latina.
“Ele demonstra a abordagem industrial da CIP na identificação de uma necessidade de mercado e na entrega de um projeto de larga escala com uma estrutura contratual robusta, ao mesmo tempo em que garante retornos ajustados ao risco atrativos para nossos investidores”, explica.