Energia solar

CCR vai instalar painéis solares em sete aeroportos brasileiros

A partir de 2025, aeroportos terão capacidade de gerar, juntos, 40 GWh por ano

CCR Aeroportos vai gerar energia renovável em sete unidades aeroportuárias (Foto: Divulgação)
CCR Aeroportos disponibilizou 750 mil m² de área para produção de energia limpa que será comercializada no mercado livre (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA — A CCR Aeroportos vai instalar painéis solares fotovoltaicos nas sete unidades aeroportuárias que administra no Brasil. Quando entrarem em operação, juntas terão capacidade para gerar 40 GWh por ano.

A empresa fechou contratos com a Volteon e a Atuação Energia para instalação de fazendas solares em terrenos dentro das unidades aeroportuárias.

As obras começam no primeiro semestre de 2024 e a energia deve começar a ser negociada pelas comercializadoras no mercado livre a partir de 2025.

Serão instaladas fazendas solares nos Aeroportos de Curitiba (CWB), no Paraná; Joinville (JOI), em Santa Catarina; Bagé (BGX), Pelotas (PET) e Uruguaiana (URG), no Rio Grande do Sul; Palmas (PMW), no Tocantins; e Petrolina (PNZ), em Pernambuco, totalizando 750 mil metros quadrados de terreno.

As instalações serão posicionadas em áreas delimitadas de forma a não prejudicar as atividades rotineiras.

É a primeira vez que uma concessionária lança um projeto desta natureza em vários aeroportos de forma simultânea.

“Serão aproximadamente 6.300 painéis solares por aeroporto, totalizando aproximadamente 44.000 nas sete unidades”, explica Daiwydson Nascimento, engenheiro responsável pelas empresas Volteon e Atuação.