Financiamento verde

Brasil e Japão estudam financiamento de projetos de transição energética e economia verde

Banco já tem contratos com o BNDES em iniciativas de redução da emissão de gases do efeito estufa

Reunião do MDIC com JBIC (Foto: Divulgação/MDIC)
Reunião do MDIC com JBIC (Foto: Divulgação/MDIC)

LYON (FR) — O diretor executivo sênior para as América do Sul e Central do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC, em inglês, Japan Bank for International Cooperation), Masayuki Hamamatsu, foi ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), nesta quarta-feira (5/2), para discutir com o secretário executivo da pasta, Márcio Elias Rosa, a possibilidade de financiamento de projetos de transição energética e economia verde.

“O banco deseja apoiar o governo brasileiro e a economia como um todo, já que o país tem potencial em diversas áreas. Buscamos também parcerias com empresas em projetos relacionados à descarbonização”, afirmou Hamamatsu.

O banco japonês tem histórico de relações com instituições brasileiras. Com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o JBIC já assinou contratos como os da Linha Green, que apoiam projetos de preservação do meio ambiente global, a fim de reduzir a emissão de gases do efeito estufa e gerar energia a partir de fontes renováveis. 

Segundo o MDIC, outro tema da pauta foi o fortalecimento da produção industrial com a Nova Indústria Brasil (NIB).

“Com a NIB, o governo do presidente Lula estruturou as bases para uma indústria sustentável que gera emprego e renda. Essa política tem como uma de suas seis Missões projetos em bioeconomia, descarbonização, transição e segurança energética, a fim de garantir os recursos necessários para as gerações futuras”, afirmou o secretário executivo da pasta.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias