O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do Paraná deram início, na quarta-feira (8/5), aos planos de implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Curitiba, substituindo o corredor de BRT que interliga atualmente o Terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes (Eixo Boqueirão).
O projeto contempla ainda a expansão do serviço de transporte, ao sul, até o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e, ao norte, a ser definido nos estudos técnicos.
A iniciativa é um passo dentro da estratégia de eletrificação do transporte urbano da cidade.
Segundo o diretor de Planejamento do BNDES, Nelson Barbosa, o VLT também vai contribuir com a requalificação urbana das áreas atendidas, melhorando condições ambientais.
A previsão é que a entrega dos estudos para a nova modelagem e para a concessão ocorra no primeiro trimestre do próximo ano, com a realização de consulta e audiência pública e publicação do edital de leilão até junho de 2025. O leilão deve ocorrer até setembro do mesmo ano.
Ônibus elétricos no PAC
O BNDES anunciou, também na quarta (8), que financiará a renovação da frota de ônibus em diversas cidades brasileiras, com recursos do Fundo Clima e do FAT. Ao todo, serão investidos R$ 4,5 bilhões para a compra de 1.034 ônibus elétricos e 1.149 ônibus Euro 6, modelos mais eficientes e econômicos.
Em solenidade no Palácio do Planalto (DF), com a presença do presidente Lula (PT), foram divulgados os municípios beneficiados, além dos resultados de cinco modalidades do Novo PAC Seleções, nos eixos Água para Todos e Cidades Sustentáveis e Resilientes.
As cinco modalidades somam um investimento total de R$ 18,3 bilhões e a geração de cerca de 234 mil empregos diretos e indiretos.
Para a modalidade Renovação de Frota, que prevê maior eficiência e baixo consumo de combustível, serão destinados um total de R$ 10,5 bilhões para a aquisição de 2.529 ônibus elétricos, 2.782 ônibus Euro 6 e 39 trens para atender 98 municípios.
Além do financiamento do BNDES, a Caixa Econômica Federal financiará 39 trens, 1.495 ônibus elétricos e 1.633 ônibus Euro 6, com investimento de R$ 6 bilhões para essa modalidade.