Mercado de carbono

BNDES abre edital para estudo sobre certificação de carbono

Estudo vai ajudar a identificar necessidades de aprimoramentos das atuais metodologias frente às especificidades nacionais

MME e BNDES lançam fundo de R$ 1 bilhão para minerais estratégicos para transição energética no Brasil. Na imagem: Edifício-sede do BNDES no Centro do Rio de Janeiro (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Edifício-sede do BNDES no Centro do Rio (Foto Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu o edital de seleção pública de propostas para a execução do estudo técnico de Certificação de Crédito de Carbono no Brasil, com apoio de até R$ 10 milhões.

A iniciativa é realizada em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Fazenda, e faz parte da implementação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), instituído pela Lei 15.042/2024.

O estudo vai diagnosticar o ecossistema nacional de certificação de créditos de carbono e identificar oportunidades para fortalecer e ampliar a capacidade de certificação de projetos no Brasil.

Além disso, vai identificar necessidades de aprimoramentos das atuais metodologias frente às especificidades nacionais, assim como oportunidades de redução de custos e prazos para maior inclusão e participação.

Também está prevista a estruturação de processos que favoreçam eficiência, redução de custos e ganho de escala.

O prazo estimado para execução do projeto é de até seis meses. Segundo o BNDES, o estudo poderá subsidiar outros aprimoramentos do ambiente institucional do mercado de carbono brasileiro.

Interessados podem se inscrever para participar da seleção pública até 9 de fevereiro, às 17h, através no Portal do Cliente do BNDES.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias