Energia solar

Ultragaz e Raízen apostam em energia solar por assinatura

Tradicionais na distribuição de combustíveis, empresas anunciam novos serviços voltados para pequenos consumidores de eletricidade

Placas solares fotovoltaicas sobre terraço, em primeiro plano, e, ao fundo, grande quantidade de prédios altos, em centro urbano. GD solar (Foto: Divulgação/Acenty)
Placas solares fotovoltaicas sobre terraço, em primeiro plano, e, ao fundo, grande quantidade de prédios altos, em centro urbano. GD solar (Foto: Divulgação/Acenty)

RIO — Dois dos principais grupos de distribuição de combustíveis do mercado brasileiro, a Ultra, por meio da Ultragaz, e a Raízen decidiram apostar no negócio de geração distribuída com foco em pequenos consumidores.

A joint venture formada pela Raízen e o Grupo Gera anunciou nesta terça (23/5) um aporte na Reverde, startup especializada na gestão comercial de usinas de GD na modalidade de geração compartilhada. O valor do investimento não foi divulgado.

A Reverde tem como foco oferecer um serviço de assinatura de energia limpa para pessoas físicas que dispensa a instalação de painéis solares pelo consumidor.

O processo de adesão do serviço pode ser feito de forma digital. Nesse modelo de negócios, o cliente não precisa fazer nenhum investimento inicial ou alteração na infraestrutura de sua residência. A energia consumida continuará sendo entregue pela distribuidora local. A Reverde realiza a gestão desse mecanismo de compensação.

A parceria possibilita que clientes com contas de pelo menos R$ 150 possam aderir ao plano. Atualmente, a Reverde atua em Minas Gerais e Rio de Janeiro, nas áreas de cobertura das distribuidoras Cemig e Light, mas está expandindo os negócios para as áreas de concessão da CPFL Paulista, Equatorial Alagoas e Enel RJ, no interior de São Paulo, Alagoas e no Rio de Janeiro, respectivamente.

Com a expansão, a startup ampliará sua atuação para mais de 1.200 municípios.

Já a Ultragaz, tradicional distribuidora de gás liquefeito de petróleo (GLP), mas que passa por um momento de diversificação de negócios, lançou um novo serviço de assinatura de energia.

A proposta da Ultragaz Energia Inteligente é conectar usinas geradoras de fontes renováveis de energia, como a solar, a residências, condomínios, comércios e empresas conectadas à baixa tensão, por meio de uma plataforma de assinatura de créditos de energia – que são injetados nas redes das distribuidoras locais.

A adesão ao serviço também é 100% online e está disponível em sete estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A expectativa é que a solução chegue a outras praças ainda em 2023.