A TotalEnergies assinou um memorando de entendimentos com o governo do Rio de Janeiro para o desenvolvimento da geração eólica offshore no estado. O acordo, com duração de dois anos, envolve estudos relacionados aos incentivos fiscais, tributários e à expansão para futuros projetos.
O acordo foi celebrado entre o governador Cláudio Castro e Charles Fernandes, diretor-geral da empresa TotalEnergies EP Brasil e presidente da marca no país. Participou também o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal.
Charles Fernandes afirmou que a parceria com o Governo reforça a sinergia da TotalEnergies com o movimento de expansão do mercado das eólicas offshore. Segundo a empresa, a assinatura está alinhada com a estratégia da empresa de alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e com o seu compromisso de investir a longo prazo no país.
A petroleira está se preparando para o primeiro leilão de eólica offshore, que prevê que aconteça em 2024.
Leal destacou as vantagens competitivas do Rio de Janeiro para a implantação de usinas eólicas offshore. A TotalEnergies avalia áreas desde o ano passado para licenciamento ambiental de projetos eólicos offshore. A empresa já anunciou a assinatura de um memorando com a Prumo Logística para estudos que visam a instalação de bases de apoio logístico no Açu para apoiar projetos eólicos que venham a ser desenvolvidos pela TotalEnergies.
Os estados que já têm produção offshore de petróleo concentram hoje a maioria dos projetos de eólicas offshore.