Um mês após anunciar o início da produção de combustível de aviação sustentável (SAF) na sua biorrefinaria La Mède, no sul da França, a petroleira Total estreou esta semana o seu biocombustível.
O voo 342 da Air France-KLM decolou, na terça (18), do aeroporto de Paris, Charles de Gaulle, com destino a Montreal, abastecido com 16% de SAF totalmente produzido no país. O modelo de aeronave utilizado foi um A350 da Airbus.
A mistura propiciou a redução de 20 toneladas de emissões de CO2, segundo a certificadora independente International Sustainability & Carbon Certification System.
O SAF da Total é completamente produzido a partir de resíduos, com reciclagem de óleo de cozinha.
“O desenvolvimento de biocombustíveis faz parte da estratégia de energia ampla da Total para descarbonizar a indústria de transporte”, disse Patrick Pouyanné, CEO da Total.
A companhia espera converter mais uma de suas refinarias, próxima a Paris, em outra unidade produtora de SAF até 2024.
“Continuamos a adaptar nossas instalações industriais para nos prepararmos para a crescente demanda da indústria de aviação na próxima década”, declarou Pouyanné.
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Green Deal
A introdução gradual do biocombustível é parte dos esforços das empresas europeias para reduzir significativamente as emissões de CO2 do transporte aéreo, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O Green Deal europeu prevê o aumento gradual de 2% de SAF na mistura de combustível de aviação até 2025 e 5% até 2030.
Já a legislação francesa exige que as aeronaves usem pelo menos 1% até 2022 para todos os voos com origem na França.
Para o CEO da Air France-KLM, o país tem a oportunidade de se tornar líder na produção e uso de combustíveis sustentáveis.
“Junto com a renovação de nossa frota, os combustíveis de aviação sustentáveis constituem nossa principal alavanca a médio prazo para reduzir pela metade as nossas emissões de CO2 por passageiro/km até 2030”, afirmou.
“Apoiar o surgimento de um setor de biocombustíveis para aviação na França economicamente viável para todas as partes envolvidas é uma prioridade estratégica para o país e o grupo”, concluiu.
A Air France-KLM é pioneira em testar combustíveis sustentáveis para aviação.
A KLM fez seu primeiro voo com SAF em 2009. Desde então, o grupo já realizou 78 voos usando 10% de SAF em combinação com o querosene fóssil, em colaboração com uma afiliada da Total.
A Airbus, maior fabricante de aviões do mundo, também vem realizando uma série de testes que possibilitem às aeronaves voar com 100% de SAF nas próximas décadas.
Guillaume Faury, CEO da fabricante, acredita que a introdução gradual de combustíveis sustentáveis são uma grande alavanca para alcançar os objetivos de descarbonização do setor de aviação.
“É necessária uma ação coordenada de todas as partes interessadas para aumentar a participação desses combustíveis sustentáveis, que podem ser usados hoje em até 50% de nossas aeronaves, sem qualquer modificação ou impacto operacional, reduzindo assim sua pegada ambiental”, afirmou Faury.
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