Como foi o leilão de privatização da Cepisa

Como foi o leilão de privatização da Cepisa

A Equatorial Energia S.A., única proponente, venceu o leilão de privatização da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), distribuidora da Eletrobras, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com proposta de 100% e pagará uma outorga de R$ 95 milhões à União, além de um aporte inicial de R$ 720 milhões. O leilão foi realizado hoje (26) na Bolsa de Valores B3, na capital paulista.

Pelas regras do leilão, seria considerada vencedora a proponente que oferecesse o lance com maior índice de deságio na flexibilização tarifária, que deveria ser acima de zero. A Equatorial Energia SA ofereceu, em envelope lacrado, o índice de 119. 

A Cepisa foi a primeira das seis distribuidoras da Eletrobras a ser privatizada. No último dia 18, o BNDES havia afirmado que manteria a realização do leilão no dia 26, após uma decisão judicial ter suspendido uma liminar que impedia o leilão das subsidiárias da Eletrobras.

A transferência de controle é prevista para ocorrer até 31 de outubro de 2018, com a assinatura do novo contrato de concessão. O leilão das demais distribuidoras da Eletrobras está previsto para 30 de agosto de 2018.