Renováveis em xeque

Setor de energia solar em telhados sofre golpe com medidas mais rígidas em projeto de Trump

Versão aprovada na Câmara antecipa fim de incentivos para 2024; ações de empresas do setor chegam a cair 37%

Anúncio do presidente Donald Trump sobre tarifas automotivas, no Salão Oval, em 26 de março de 2025 (Foto Oficial Casa Branca)
Anúncio do presidente Donald Trump sobre tarifas automotivas, no Salão Oval, em 26 de março de 2025 (Foto Oficial Casa Branca)

O setor de energia solar em telhados, que já enfrentava dificuldades, sofreu um golpe potencialmente fatal depois que a Câmara dos Representantes aprovou uma versão mais rígida do amplo pacote de impostos e gastos do presidente Donald Trump.

O projeto de lei elimina importantes créditos de energia renovável, como esperado, mas inclui disposições mais rigorosas e prazos mais breves para as mudanças, o que foi considerado sombrio para energia solar em telhados.

Os créditos para energia solar em telhados e armazenamento de baterias terminariam este ano, enquanto aqueles para projetos maiores de energia solar, armazenamento e eólica seriam encerrados até 2028, em vez de uma eliminação gradual mais lenta até 2031.

“Acho que isso está basicamente fechando o setor”, disse Gregg Felton, presidente executivo da Altus Power, que desenvolve projetos solares em telhados, estacionamentos e outros locais de alto consumo de energia. “Ninguém mais investirá nesta área com esta versão da lei.”

Kashy Harrison, analista da Piper Sandler, disse que o projeto de lei “marcaria o fim da energia solar residencial nos EUA como ela existe hoje”. Joseph Osha, da Guggenheim Securities, chamou a linguagem revisada de “desastrosa para o setor solar residencial”.

É provável que haja mais mudanças no projeto de lei quando ele for para o Senado, onde os republicanos têm uma maioria de 53-47. Os parlamentares republicanos pretendem levar o projeto de lei para sanção de Trump até 4 de julho.

As ações do setor despencaram.

A Sunrun, que fornece sistemas de armazenamento de energia solar e baterias principalmente para residências, caiu 37%. O fornecedor de inversores e baterias SolarEdge Technologies recuou 25%. A Enphase Energy, que fornece sistemas solares e de baterias, perdeu 20%.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias