A norueguesa Scatec Solar anunciou nesta terça-feira, 30, o início da operação comercial da usina solar de Mocuba, em Moçambique. A planta com capacidade de geração de 40 MW irá fornecer 79 GWh por ano à região norte do país.
A primeira usina solar de grande escala do país africano, Mocuba fornecerá energia limpa a 175 mil casas, segundo afirmou em nota o presidente da Scatec, Raymond Carlsen. A empresa estima que a produção de energia da nova planta contribuirá para evitar a emissão de 75 mil toneladas de carbono ao ano. A usina tem esse nome por estar localizada perto da cidade de Mocuba, a 1640 mk da capital Maputo.
A Scatec tem 52,5% do empreendimento em parceria com a estatal EDM – Electricidade de Moçambique (25%) e com o fundo KLP Norfund Investments (22,5%). O contrato de compra de energia da usina por 25 anos foi firmado em outubro de 2016 entre a companhia norueguesa ea EDM.
Com o início das operações da usina de Moçambique, a Scatec tem um total de 951 MW em operação e outros 953 MW em construção no mundo. A empresa tem como meta atingir a capacidade de 3,5 GW com plantas entre a fase de construção e operacional até o final de 2021.