A Eneva informou nesta segunda-feira (29/5) que recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar a operação comercial do Complexo Solar Futura 1, de 837 MWp, localizado em Juazeiro, na Bahia.
A empresa investiu R$ 3,2 bilhões no complexo, que tem mais de 1,4 milhão de placas fotovoltaicas distribuídas em mais de 1.600 hectares.
O complexo é composto pelas UFVs Futura 1 a 22 e começou a operação em teste em abril. No começo de maio, a Eneva anunciou a parceria com a White Martins para a venda de energia.
O acordo prevê a entrega de 100,6 megawatts médios de energia de 2023 a 2035 às instalações da White Martins, que também se tornou sócia do projeto.
A Vallourec também entrou na sociedade, com acordo para o fornecimento de 29 megawatts médios (MWm), cerca de 25% do consumo de energia do grupo Vallourec no Brasil.
A entrada em operação comercial do Complexo eleva em 8% a capacidade total de geração solar centralizada na matriz elétrica brasileira.
A companhia já havia concluído a energização de todas UFVs em 11 de maio e foi remunerada pela energia gerada ao longo deste período.