Expansão da geração

Energia solar no Brasil chega a 60 GW em meio a cortes de geração

Geração distribuída responde por 42,1 GW da capacidade total instalada da fonte solar no país

Instalação industrial de energia solar realizada pela Quantum (Foto Divulgação)
Instalação industrial de energia solar realizada pela Quantum (Foto Divulgação)

BELO HORIZONTE — A fonte solar no Brasil chegou a 60 gigawatts (GW) de potência instalada operacional, segundo balanço da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). 

Entretanto, o setor enfrenta desafios como os cortes de geração (curtailment) e obstáculos de conexão de pequenos sistemas de geração própria solar.

O curtailment ocorre tanto na geração de usinas eólicas e solares, por falta de demanda ou de capacidade de transmissão. O cenário é agravado pela expansão acelerada das fontes renováveis em regiões com menor infraestrutura de redes. Segundo a consultoria Wood Mackenzie, esse corte pode crescer 300% no Brasil na próxima década.

Na visão da Absolar, as Medidas Provisórias 1300/2025 e 1304/2025 podem trazer soluções para os desafios enfrentados pelo segmento.

A MP 1300 amplia a gratuidade da tarifa social de energia elétrica para famílias com consumo de até 80 kilowatt/hora (kWh) e estabelece o cronograma da abertura do mercado livre a todos o consumidores. A comissão mista para análise da medida deve ser instalada na próxima quarta-feira (20/8). O texto tem vigência até 19 de setembro.

Já a MP 1304 busca conter os impactos sobre as tarifas de energia da derrubada de vetos presidenciais no marco legal das eólicas offshore pelo Congresso Nacional. Também aguarda instalação.

De acordo com o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, a associação está em busca de construir soluções efetivas para os principais desafios enfrentados pelo setor solar fotovoltaico.

“Há imensas oportunidades em novas tecnologias, como armazenamento de energia elétrica, data centers, inteligência artificial e hidrogênio verde, nas quais o Brasil pode ser grande protagonista, se construir um bom ambiente de negócios para a atração de investimentos, empresas e empregos verdes”, disse.

Pequenos e médios sistemas fotovoltaicos superam grandes usinas

Segundo a Absolar, 42,1 GW da energia de fonte solar produzida no Brasil vem da geração própria via pequenos e médios sistemas, no modelo da geração distribuída. Já as grandes usinas são responsáveis por 17,9 GW.

De acordo com a associação, a fonte solar já evitou a emissão de cerca de 88,3 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade no país.

Ao todo, o setor trouxe mais de R$ 270 bilhões em novos investimentos para o Brasil, segundo a entidade.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias