LYON (FR) — A Auren Energia e a Minasligas, produtora de ferroligas e silício metálico, assinaram acordo para autoprodução de energia renovável no parque fotovoltaico Sol de Jaíba (MG). A planta vai fornecer energia para a fábrica da Minasligas em Pirapora (MG).
Segundo as empresas, neste ano, o fornecimento médio será de 22 megawatts (MW) médios, e, a partir de 2026, deve ser de 33 MW médios. A planta está em funcionamento desde janeiro de 2024 e tem capacidade instalada de 629,9 Megawatts-pico (MWp). O investimento total no parque foi de R$ 2,1 bilhões.
A parceria de 15 anos foi realizada através de um contrato de autoprodução por equiparação (APE), no qual a produtora de ligas metálicas se tornou sócia da geradora. De acordo com o diretor de comercialização da Auren, Eduardo Diniz, a geradora tem outros contratos de autoprodução no empreendimento e somente 15% da energia produzida está disponível para novas parcerias.
“A expansão das contratações reflete o interesse das empresas nacionais em investirem em melhores práticas de mercado em longo prazo. Na perspectiva de negócios, observamos que este é um regime que agrega valor ao portfólio das marcas, gera solidez e otimiza investimentos. Ou seja, é uma iniciativa que impacta toda a estrutura comercial e está integrada ao fomento das políticas ESG”, disse Diniz, em nota.
A Minasligas também considera que a sociedade está alinhada aos pilares ESG e que reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade. A empresa já utiliza cerca de 90% de energia renovável.
“A gestão energética é um pilar central da nossa estratégia, por isso, buscamos constantemente oportunidades de investimento, inovações e modelos de contratação de energia para gerar valor ao negócio. Isso reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e nosso papel essencial na busca de soluções para longevidade da nossa empresa”, afirmou o diretor-presidente da Minasligas, Henrique Zica, em nota.