LYON (FR) — A Athon Energia comprou 23 usinas solares fotovoltaicas da GreenYellow que somam capacidade instalada de 50,68 megawatt-pico (MWp). Elas estão distribuídas nos estados de Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
Se a aquisição for aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Athon passa a ter capacidade instalada superior a 210 MWp em geração distribuída (GD), para clientes corporativos, e mais de 70 usinas em operação.
Segundo a empresa, a geração das 23 novas usinas deve se aproximar de 100 mil MWh por ano, o que equivale a evitar a emissão de mais de 35 mil toneladas de CO2.
“A transação reflete nosso esforço contínuo para consolidar a presença da empresa no mercado de geração distribuída, alinhada à estratégia de oferecer soluções robustas e de longo prazo para atender os clientes corporativos, especialmente do setor de infraestrutura.”, afirmou, em nota, o sócio-diretor da Athon Energia, Breno Megale.
A aquisição é a segunda da companhia. A primeira foi a compra, em dezembro de 2023, de 13 usinas solares fotovoltaicas da Raízen Gera Desenvolvedora, com capacidade instalada de 50 MWp.