Política energética

Silveira anuncia seus primeiros secretários no Ministério de Minas e Energia

Gentil Nogueira, Pietro Mendes e Thiago Barral vão compor secretariado do ministro

Silveira anuncia seus primeiros secretários no Ministério de Minas e Energia. Na imagem: Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia (Foto: Tauan Alencar/MME)
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, define primeiros nomes para secretariado (Foto: Tauan Alencar/MME)

RIO — No marco dos 40 dias do governo Lula, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou, nesta quinta-feira (09/02), os três primeiros nomes de seu secretariado.

  • Gentil Nogueira assumirá a Secretaria de Energia Elétrica (SEE);
  • Pietro Mendes será responsável pela Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG);
  • e Thiago Barral ficará com a Secretaria de Desenvolvimento e Transição Energética (SPE).

Na quarta-feira (8/2), a Casa Civil já havia anunciado a nomeação de dois assessores diretos do ministro de Minas e Energia: Maurício Renato de Souza, ex-assessor parlamentar de Silveira no Senado Federal, foi confirmado como chefe de gabinete; e João Daniel Cascalho, servidor federal, como assessor especial do ministro.

Quem é quem no secretariado

Gentil Nogueira de Sá Junior: o novo secretário de Energia Elétrica vem de uma experiência como superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Atuou, de 2007 a 2016, nas áreas de fiscalização da geração, regulação da geração e regulação econômica e de mercado pela agência, onde foi também superintendente adjunto de Regulação dos Serviços de Geração.

É engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com especializações em Direito Regulatório da Energia Elétrica e Análise de Impacto Regulatório (AIR), ambas pela UnB.

Pietro Mendes: o novo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis é especialista em regulação, concursado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foi assessor do diretor-geral e superintendente adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos no órgão regulador.

Também foi diretor de Assuntos Jurídicos da União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (UnaReg); e diretor do Departamento de Biocombustíveis da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do MME.

É formado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), possui licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter pós-graduação executiva em Petróleo e Gás pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe).

Thiago Barral: O secretário de Planejamento Energético atuou, desde 2019, como presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

É funcionário de carreira da estatal de planejamento energético, onde atua desde 2007. Antes de comandar a EPE, foi diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais e superintendente de Projetos de Geração — onde atuou na coordenação do processo de habilitação técnica e cálculo dos preços-teto dos leilões de energia, no planejamento do suprimento aos sistemas isolados, no desenvolvimento de estudos de inventário e de viabilidade técnico-econômica de hidrelétricas.

É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Coppe/UFRJ e pós-graduado em Administração Pública pela FGV-RJ.