Siemens Energy e Mitisubish Eletric querem substituir gás de efeito estufa em sistemas de alta tensão

consumo de energia elétrica
https://eixos.com.br/tcu-questiona-possivel-ilegalidade-e-suspende-nova-regulamentacao-da-aneel-sobre-gsf/

A Siemens Energy e a Mitsubishi Electric anunciaram nesta terça (8) a assinatura de um memorando de entendimento para desenvolver soluções que substituam a utilização do hexafluoreto de enxofre (SF6) na contenção de falhas elétricas em equipamentos de transmissão e distribuição de alta tensão.

O SF6 é o gás de efeito estufa mais potente que existe, com um poder 23 mil vezes maior do que o CO2 no aquecimento global, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Ele e é utilizado na maioria das subestações do mundo como gás isolante em disjuntores.

As empresas irão pesquisar métodos para ampliar a aplicação de uma mistura pura de nitrogênio e oxigênio, chamada clean air, em sistemas de alta tensão. Inicialmente, as pesquisas começarão em disjuntores do tipo tanque morto de 245 kV.

[sc name=”recircula” ]

Em várias partes do mundo, regulamentações estão sendo revisadas ou implementadas para reduzir ou proibir o uso de gases fluorados na indústria elétrica.

Nesse contexto, a iniciativa busca contribuir não só para atender os novos critérios, como também para alcançar as metas globais de neutralidade de carbono em sistemas de alta tensão.

“À luz do impulso em direção à descarbonização global, a demanda por alternativas está crescendo à medida que as operadoras buscam tecnologias que reduzam significativamente a pegada de carbono de seus sistemas”, afirmou a Siemens Energy em nota.

A empresa já possui projetos que utilizam a tecnologia na Noruega e Finlândia.

[sc name=”news-transicao” ]