A Shell iniciou o licenciamento ambiental de seis poços de desenvolvimento da produção do projeto de Gato do Mato, descoberta do bloco exploratório BM-S-54, em águas profundas da Bacia de Santos.
Em junho, A Shell recebeu licença do Ibama para a perfuração de até dois poços exploratórios na área do bloco Sul de Gato do Mato, na Bacia de Santos, arrematado no 2o leilão do pré-sal, realizado em 2017. A licença é válida até junho de 2023 e prevê que a campanha utilizará a sonda Brava Star, da Queiroz Galvão Óleo e Gás.
A Shell anunciou recentemente a venda de 30% da sua participação no projeto de Gato do Mato para a Ecopetrol. Com a operação, que ainda precisa ser aprovada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Shell continua operando o projeto com 50% de participação e tem ainda como sócia a Total (20%).
[sc name=”adrotate”]
A empresa está prevendo a instalação de um navio-plataforma do tipo FPSO (floating, production, storage and offloading), com ancoragem spread mooring, na área do bloco exploratório BM-S-54, onde está a descoberta batizada como Gato do Mato, no pré-sal da Bacia de Santos. A descoberta, que será desenvolvida em conjunto com o bloco exploratório Sul de Gato do Mato, deve começar a produzir no terceiro trimestre de 2023 com um navio-plataforma com capacidade para 90 mil barris por dia de petróleo e 8,5 milhões de m3 por dia de gás natural.
A unidade de produção contará com capacidade para armazenar 1,6 milhão de barris de petróleo e deve trabalhar na área por 25 anos. O projeto de produção prevê 10 poços, sendo quatro produtores, quatro injetores de gás e outros dois poços injetores de água do mar.
Sul de Gato do Mato é uma continuação para sul do bloco BM-S-54, onde está a descoberta de Gato do Mato. A campanha tem como objetivo principal adquirir informações adicionais sobre o reservatório descoberto na área original. Um teste de formação também está planejado
Shell e Ecopetrol estão inscritas para participar do 6o leilão do pré-sal e do leilão do excedente da cessão onerosa
[sc name=”newsletter”]