Biocombustíveis

RN enxerga grande demanda para hidrogênio verde para descarbonizar indústria do cimento, diz secretário

Silvio Torquato concedeu entrevista exclusiva ao estúdio epbr na Evex Brasil 2024, que acontece em Natal

NATAL – O governo do Rio Grande do Norte enxerga potencial grande para o uso do hidrogênio verde na produção de cimento. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Silvio Torquato, que concedeu entrevista exclusiva ao estúdio epbr na Evex Brasil 2024, que acontece em Natal. Assista na íntegra acima.

“O mundo todo está necessitado de cimento e nós temos condições de produzir cimento verde, saindo aqui do Rio Grande do Norte. E também temos reservas minerais de ferro, e com isso temos condições de ter siderúrgicas movidas a energias renováveis e produzir aço verde”, disse.

Torquato afirmou ainda que o estado segue trabalhando no desenvolvimento do projeto para a construção de um porto industrial para atender a nova indústria da eólica offshore no estado. “Os projetos já estão bem adiantados. O Rio Grande do Norte está fazendo desapropriações”, comentou.

O entendimento do secretário é que o porto prepara o estado para a produção de hidrogênio verde. Ainda de acordo com Torquato, os entendimentos com o BNDES para financiamento das obras do porto estão bem avançados.

Segundo Torquato, o estado produz 10 GW de energia eólica onshore e só consome 2 GW e o potencial de geração offshore pode ser aproveitado para desenvolver uma indústria verde.

SAF a partir de hidrogênio verde

Em setembro do ano passado, a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) inauguraram, uma planta piloto no Rio Grande do Norte para produção de combustível sustentável de aviação (SAF, sigla em inglês), utilizando hidrogênio verde da glicerina – subproduto do biodiesel.

A ideia é que o projeto piloto possa ganhar escala para atender a demanda das companhias áreas, que precisam reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

A demanda global por combustível sustentável de aviação deve saltar de 100 milhões de litros por ano, em 2021, para 5 bilhões em 2025, segundo estimativa da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).

Confira a cobertura exclusiva do estúdio epbr na EVEx Brasil 2024