Biocombustíveis

Rede de pesquisa seleciona projetos de inovação sobre SAF

Trabalhos serão apresentados no 3º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação

Hidrogênio limpo, de baixo carbono, mais barato ajudará a segurar os custos na aviação. Na imagem: Amostra do SAF em desenvolvimento em planta piloto no ISI-ER (Senai/RN) para produção de combustível sustentável de aviação, utilizando hidrogênio verde da glicerina – subproduto do biodiesel (Foto: Renata Moura)
Amostra do SAF em desenvolvimento em planta piloto no ISI-ER (Senai/RN) para produção utilizando hidrogênio verde da glicerina – subproduto do biodiesel (Foto: Renata Moura)

O terceiro congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV) está com inscrições abertas para trabalhos de pesquisa relacionados aos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, em inglês). 

As pesquisas podem ser enviadas para avaliação até a próxima sexta (10/5) neste link. Os selecionados serão apresentados no evento que ocorre entre os dias 17 e 19 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). 

Coordenadora da RBQAV, a professora Amanda Gondim conta que o tema tem ganhado cada vez mais relevância no país, que discute uma política para introduzir o SAF na matriz energética nacional com o projeto de lei do Combustível do Futuro.

Aprovado pela Câmara em março, o PL de iniciativa do governo federal está em discussão no Senado.

O texto institui o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), com metas para operadoras aéreas reduzirem a pegada de carbono a partir de 2027, por meio do uso de combustíveis sustentáveis.

“O 3º Congresso da RBQAV emerge como um farol de conhecimento e debate, unindo os principais stakeholders nacionais e da América Latina em um momento crucial para a indústria de combustíveis sustentáveis com a discussão sobre o PL Combustível do Futuro”, resume Amanda. 

Na visão da pesquisadora, a reunião de mercado, governo e academia para discutir a descarbonização do transporte aéreo é importante para impulsionar a implementação de políticas que incentivem a produção de biocombustíveis e moldar o futuro das biorrefinarias no Brasil.

Um estudo da RSB indica que o país tem potencial para produzir até 9 bilhões de litros de SAF usando apenas resíduos agrícolas, na rota ATJ (álcool para jato). Esse volume é suficiente para cobrir toda a demanda atual de querosene no país (7,2 bilhões de litros) e ainda exportar.