Quais licitações a SBM Offshore poderá participar?

O FPSO Cidade de Saquarema operando no campo de Lula Central na Bacia de Santos
O FPSO Cidade de Saquarema operando no campo de Lula Central na Bacia de Santos

O FPSO Cidade de Saquarema operando no campo de Lula Central na Bacia de Santos

A Petrobras confirmou que o acordo de leniência assinado pela SBM Offshore com o Ministério da Transparência e a Advocacia Geral da União (AGU) trará de volta a empresa para as licitações de FPSOs. A estatal faz atualmente quatro licitações para a contratação de unidade de produção que começarão a produzir entre 2021 e 2022.
Abaixo as licitações que a SBM Offshore poderá participar em 2019:

Revitalização de Marlim 

A Petrobras lançou licitação para as duas novas plataformas que serão instaladas no projeto de revitalização do campo de Marlim, área de águas profundas da Bacia de Campos. As propostas serão entregues em 10 de setembro. A empresa vai descomissionar todas as oito plataformas hoje em operação no campo e substituí-las por duas novas plataformas do tipo FPSO. O projeto envolve também o campo de Voador e não tem obrigatoriedade de conteúdo local.
FPSO Marlim 1
Prod. Óleo: 80 mil bpd
Prod. Gás: 7 milhões de m3/dia
Primeiro óleo: 2021
FPSO Marlim 2
Prod. Óleo: 70 mil bpd
Prod. Gás: 4 milhões de m3/dia
Primeiro óleo: 2021

Mero

Consórcio Libra – Petrobras, Shell, Total, CNPC e CNOOC – lançou a concorrência para afretamento da unidade de produção em janeiro. As propostas estão previstas para serem entregues em 15 de outubro. Mero é o primeiro campo declarado comercial em área de partilha da producão.
FPSO Mero 2
Prod. Óleo: 180 mil bpd
Prod. Gás: 12 milhões de m3/dia
Primeiro óleo: 2022

Parque das Baleias

A Petrobras pretende instalar no quatro trimestre de 2021 um novo FPSO na parte Norte do campo de Jubarte, no Parque das Baleias, na área capixaba da Bacia de Campos. A unidade faz parte do Projeto Integrado do Parque das Baleias, que pretende otimizar a malha de drenagem para aumentar o fator de recuperação da província petrolífera. A concorrência tem entrega de propostas prevista para 10 de dezembro.
FPSO Integrado Parque das Baleias:
Prod. Óleo: 100 mil
Prod. Gás:  5 milhões de m3/dia
Primeiro óleo:  2021