A Petrobras informou nesta terça (4) que passou para a Proquigel a posse das fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) e de Sergipe (Fafen-SE). O acordo, avaliado em R$ 177 milhões, foi fechado entre as duas empresas em novembro do ano passado e prevê o arrendamento das unidades por 10 anos, podendo ser renovado por igual período.
O contrato também prevê o arrendamento do Terminal Marítimo de Amônia e Ureia no Porto de Aratu – Unidades Portuárias com capacidade de armazenagem e carregamento de 20.000/t de amônia e 30.000/t de ureia.
“A expectativa é que com a produção das duas fábricas arrendadas seja possível suprir 20% da demanda nacional”, diz o CEO do Grupo Unigel, Roberto Noronha Santos. A reativação das duas unidades está prevista para ocorrer a partir de janeiro de 2021, e deve gerar 1500 empregos diretos e indiretos nos dois estados.
[sc name=”adrotate” ]
A empresa terá a missão de buscar o gás natural para operá-las, já que o arrendamento não previa o fornecimento do energético.
A Fafen de Sergipe demanda 1,36 milhão de m3/dia de gás natural e a unidade da Bahia, 1,4 milhão de m3/dia de gás natural.
[sc name=”newsletter” ]