Proquigel recebe fábricas de fertilizantes da Petrobras na Bahia e Sergipe

Petrobras diz estar otimista com venda de fábrica de fertilizantes do MS. Na imagem, Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras na Bahia
Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras na Bahia

A Petrobras informou nesta terça (4) que passou para a Proquigel a posse das fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-BA) e de Sergipe (Fafen-SE).  O acordo, avaliado em R$ 177 milhões, foi fechado entre as duas empresas em novembro do ano passado e prevê o arrendamento das unidades por 10 anos, podendo ser renovado por igual período.  

O contrato também prevê o arrendamento do Terminal Marítimo de Amônia e Ureia no Porto de Aratu – Unidades Portuárias com capacidade de armazenagem e carregamento de 20.000/t de amônia e 30.000/t de ureia.

“A expectativa é que com a produção das duas fábricas arrendadas seja possível suprir 20% da demanda nacional”, diz o CEO do Grupo Unigel, Roberto Noronha Santos. A  reativação das duas unidades está prevista para ocorrer a partir de janeiro de 2021, e deve gerar 1500 empregos diretos e indiretos nos dois estados.

[sc name=”adrotate” ]

A empresa terá a missão de buscar o gás natural para operá-las, já que o arrendamento não previa o fornecimento do energético. 

A Fafen de Sergipe demanda 1,36 milhão de m3/dia de gás natural e a unidade da Bahia, 1,4 milhão de m3/dia de gás natural.

[sc name=”newsletter” ]