Proquigel, Acron e Formitex disputam Fafens da Petrobras

Operador trabalha no gasoduto de CO₂ do projeto Quest, perto de Fort Saskatchewan (nordeste de Edmonton), Alberta (Foto: Cortesia Shell)
Operador trabalha no gasoduto de CO₂ do projeto Quest, perto de Fort Saskatchewan (nordeste de Edmonton), Alberta (Foto: Cortesia Shell)

O que está em jogo

Proquigel, Acron e Formitex disputam arrendamento das Fafens
Proquigel Química, PJSC Acron e Formitex Empreendimentos e Participações foram aprovadas pela Petrobras na pré-qualificação para o arrendamento das fábricas de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE) e da Bahia (Fafen-BA), incluindo os terminais marítimos de amônia e ureia no Porto de Aratu.  Quem arrendar as unidades terá a missão de buscar o gás natural para operá-las, já que a licitação não prevê o fornecimento do gás.– “Cabe ressaltar que a Petrobras não fornecerá gás natural diretamente para as fábricas. Os eventuais arrendatários deverão negociar este insumo diretamente com as distribuidoras ou buscar uma alternativa de suprimento”, diz aviso de licitação. A Fafen de Sergipe demanda 1,36 milhão de m3/dia de gás natural e a unidade da Bahia, 1,4 milhão de m3/dia de gás natural.

— Fafen-SE – Unidade de fertilizantes nitrogenados com capacidade de produção total de ureia de 1.800 t/dia. Produtora de ureia fertilizante perolada e granulada, ureia industrial, ureia premium, ureia para o seguimento pecuário, amônia, gás carbônico e sulfato de amônia. Possui as Unidades de Amônia, Ureia e Sulfato de Amônia.

— Fafen-BA – Unidade de fertilizantes nitrogenados com capacidade de produção total de ureia de 1.300 t/dia. Produtora de ureia fertilizante perolada, ureia industrial, ureia premium, Reforce N, amônia, gás carbônico e ARLA-32 (Agente Redutor Liquído Automotivo, produto de uso obrigatório em motores a diesel que façam uso da tecnologia SCR – Selective Catalitic Reduction). Possui as Unidades de Amônia, Ureia e ARLA-32.

— Terminal Marítimo de Amônia e Ureia no Porto de Aratu – Unidades Portuárias com capacidade de armazenagem e carregamento de 20.000/t de amônia e 30.000/t de ureia.

— O arrendamento das unidades foi tema de uma reunião realizada ontem entre o governador Belivaldo Chagas, no Palácio dos Despachos,  e o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Marcio Félix. Belivaldo destacou que a Petrobras, o governo federal e o governo do estado precisam estar de mãos dadas diante do que a Fafen representa para a região e para o país. Ele afirmou que existe a proposta de arrendamento por 15 anos, tempo necessário para que a empresa possa investir.

— “Uma vez que a alternativa é o arrendamento, trabalhamos pela viabilidade do mesmo. A Petrobras pediu que oferecêssemos descontos na tarifa da água usada na fábrica, que reavaliássemos tributos como o ICMS e que impactam na distribuição do gás, tudo isso para tornar mais atrativo o arrendamento ás empresa interessadas. Vamos fazer as contas para podermos apresentar o impacto que isso trará. Faremos o que estiver ao nosso alcance, mas um acordo só é bom quando os dois lados têm a ganhar. Vamos estudar a possibilidade de dar nossa contribuição, porém precisamos da contrapartida da Petrobras também. Claro que nos preocupamos e estamos fazendo esses esforços, principalmente, pensando nos empregos gerados pela Fafen direta e indiretamente, mas diante de tantas prerrogativas, precisamos ter a expectativa de um retorno nos próximos anos para que Sergipe não saia no prejuízo”, disse o governador.

— Mostramos na semana passada que o senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE) cobrou do governo federal de tomar as rédeas do processo de arrendamento das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafens) da Petrobras. Em entrevista à epbr, Vieira criticou a postura do governo e da Petrobras e afirmou que a abertura do mercado de fertilizantes para empresas internacionais pode impactar diretamente o custo da produção do agronegócio brasileiro. Para ele, a Petrobras ainda não demonstrou claramente qual é a alternativa pensada para garantir segurança aos agricultores. Leia aqui a entrevista de Larissa Fafá: http://bit.ly/2Vdo2sE

EnautA

Bolsonaro vai reservar agenda para conversar com parlamentares
Encerrando a viagem a Israel, o presidente Jair Bolsonaro disse que vai reservar “meio-dia da agenda no Brasil” para receber parlamentares e conversar. Segundo ele, está aberto ao diálogo. Afirmou também que, no segundo semestre, pretende visitar países árabes. Os locais estão sendo definidos – o presidente também pretende realizar uma viagem à China.

— Bolsonaro reiterou que a proposta da reforma da Previdência é um projeto para o país e não de governo.“Vou deixar pelo menos meio-dia da minha agenda no Brasil para atender deputados e senadores”, disse Bolsonaro em entrevista à TV Record.

— Bruno Carazza (@BrunoCarazza) mostrou ontem: Dados das agendas oficiais indicam que a cúpula do governo Bolsonaro reuniu-se bastante com deputados e senadores neste início de mandato. O problema, portanto, não é falta de conversa. É falta de projeto: http://bit.ly/2Ubm1AT

Agenda de Bolsonaro desafia visão de Castello Branco para a Petrobras
A decisão do governo brasileiro de incluir a Petrobras no centro de uma cooperação internacional com Israel e a divulgação dos planos, não pela estatal, mas pelo ministério de Minas e Energia (MME) estão repercutindo mal entre analistas financeiros e consultores que atuam no mercado de E&P. A impressão, quando o governo fala em nome da companhia, é que a independência da Petrobras pode encontrar resistência frente a agenda promovida por Bolsonaro. Leia +: http://bit.ly/2VkhcS8

Chamada pública de gás
A chamada pública aberta pelas distribuidoras que são atendidas pelo Gasbol recebeu 50 propostas de suprimento de gás natural de 14 empresas diferentes. Diretores da Compagas (PR), Gás Brasiliano (SP), MSGás (MS), SCGás (SC) e Sulgás (RS) se reúnem amanhã em Campinas para a análise preliminar da proposta.

— A chamada pública coordenada, primeira do tipo feita no país, tem o objetivo de contratar até 10 milhões de m³/dia de gás natural, com suprimento a partir de 2020. A previsão é que a análise preliminar das propostas seja concluída até abril.

Sísmica terrestre no Ibama
Regis Fontana Pinto é o novo coordenador de Licenciamento Ambiental de Mineração e Pesquisa Sísmica Terrestre. Pinto, que era substituto da área, foi nomeado hoje pelo presidente do órgão ambiental, Eduardo Bin, que também exonerou – a pedido – Aline da Costa da chefia da Divisão Técnico-Ambiental. Para seu lugar foi designado Paulo Maués da Costa Filho.

CPI do BNDES
A comissão tem sua primeira reunião marcada para esta terça-feira, 2, às 14h30m. Na pauta, estão requerimentos de informações do BNDES e órgãos de controle, mas nenhuma convocação. Inclui pedidos para órgãos ligados ao comércio exterior e exportações, refletindo o foco que os deputados têm dado às operações lá fora.

— Tal qual a CPI do BNDES de 2017, o financiamento da construção do Porto de Mariel, em Cuba; projetos do antigo grupo EBX, de Eike Batista e obras para a Petrobras devem, novamente, ser discutidas na CPI deste ano.

epbr leu

Saudi Aramco é a companhia mais lucrativa do mundo
A Saudi Aramco informou pela primeira vez seu desempenho financeiro, que ela manteve secreto por três quartos de século, revelando que a companhia de petróleo da Arábia Saudita gerou mais lucros no ano passado do que qualquer outra companhia do mundo.Valor

Petrobrás reconhece erros em acordo com a Justiça americana
Quem leu o acordo que a Petrobrás fez com o Departamento de Justiça americano – antes sigiloso, agora liberado – viu no artigo 52: a estatal reconheceu que, por meio de seus executivos, conselho de administração e diretores, foi também responsável pela escandalosa corrupção que invadiu a empresa. Reconheceu até que faltou compliance para coibir as ilegalidades. Estadão

Royalties do petróleo criam ilhas de riqueza em 17 cidades
A promessa do governo federal de dividir parte dos recursos da União no pré-sal entre Estados e municípios é um alento para centenas de prefeitos e governadores que veem no pacto federativo uma oportunidade de equilibrar melhor suas contas públicas, muitas vezes debilitadas. Valor

Enriquecidas, Niterói e Maricá esperam criar fundo bilionário
Beneficiadas pela produção do pré-sal, Maricá e Niterói, municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro, viram suas arrecadações com royalties e participações especiais mais que quadruplicarem em apenas dois anos (entre 2016 e 2018) e romperem, no ano passado, pela primeira vez, a casa do bilhão de reais. Valor

Fique de olho! 

Presidência da República
Presidente Jair Bolsonaro
08h30 Café da manhã com CEOs de empresas israelenses e israelo-brasileiras
Jerusalém/Israel

10h00 Cerimônia de abertura do encontro empresarial Brasil-Israel
Jerusalém/Israel

10h50 Visita a exposição de produtos de empresas de inovação
Jerusalém/Israel

12h30 Almoço com empresários
Jerusalém/Israel

15h50 Visita à Exposição “Flashes of Memory – Fotografia durante o Holocausto
Jerusalém/Israel

16h10 Cerimônia de oferenda floral
Jerusalém/Israel

16h45 Cerimônia alusiva ao plantio de muda de oliveira no Bosque das Nações
Jerusalém/Israel

Vice-presidente Hamilton Mourão
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Ministério de Minas e Energia
Ministro
Bento Albuquerque
11h30 – Encontro Empresarial Brasil-Israel – Painel “INOVAÇÃO BRASILEIRA EM O&G”
Local: Hotel David Citadel

Secretária-Executiva
Marisete Pereira
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Márcio Félix
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Ministério da Economia
Ministro da Economia
Paulo Guedes
9h00 Reunião com parlamentares da bancada do PSD
Rogerio Marinho – Secretário Especial de Previdência e Trabalho
Daniella Marques – Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos
Guilherme Afif Domingos – Assessor Especial do Ministro
Bruno Travassos – Assessor Especial do Ministro
Local: Ministério da Economia, bloco P

10h00 Reunião com o deputado Elmar Nascimento (DEM/BA), líder na Câmara
Marcos Cintra – Secretário Especial da Receita Federal do Brasil
Daniella Marques – Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos
Bruno Travassos – Assessor Especial do Ministro
Local: Ministério da Economia, bloco P

11h00 Reunião com o deputado Silvio Costa Filho (PRB/PE)
Jose Levi – Procurador-Geral da Fazenda Nacional
Daniella Marques Consentino – Chefe de Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos
Waldery Rodrigues – Secretário Especial da Fazenda
Bruno Travassos – Assessor Especial do Ministro
Local: Ministério da Economia, bloco P

14h00 Reunião com parlamentares da bancada do PSL
Rogerio Marinho – Secretário Especial de Previdência E Trabalho
Daniella Marques – Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos
Guilherme Afif Domingos – Assessor Especial do Ministro
Bruno Travassos – Assessor Especial do Ministro
Local: Ministério da Economia, bloco P

17h00 Audiência com Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil
Carlos da Costa – Secretário Especial de Produtividade e Competitividade
Igor Calvet – Secretário Especial Adjunto de Produtividade e Competitividade
Jerome Cadier – CEO da LATAM Brasil
Gislaine Rossetti – Diretora de Relações Institucionais e Regulatório
Marcos Augusto Queiroz – Consultor da Arko Advice
Aneel
Diretor-Geral
André Pepitone
09:00 – 19:00 Reunião Pública Ordinária da Diretoria da ANEEL

Diretor
Efrain da Cruz
09:00 – 09:30 2ª Reunião Pública Extraordinária da Diretoria
09:30 – 18:00 10ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria

Diretora
Elisa Bastos Silva
09:00 – 16:00 REUNIÃO PUBLICA ORDINÁRIA DA DIRETORIA
16:00 – 18:30 REUNIÃO ADMINISTRATIVA ORDINÁRIA DA DIRETORIA

Diretor
Rodrigo Limp
09:00 – 19:00 Reunião Pública Ordinária da Diretoria da ANEEL

Diretor
Sandoval Feitosa Neto
dia inteiro Convite para a 17ª reunião do comitê executivo do ISGAN em Estocolmo.
09:00 – 16:00 Reunião Pública de Diretoria
14:30 – 16:00 Despacho interno
ANP
Diretor-Geral
Décio Oddone
Missão a Israel

8h30 Café da manhã com CEOs de empresas israelenses e israelo-brasileiras, com a presença do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Jair Bolsonaro
Acompanha: Marcello Gibertoni.
Local: Jerusalém / Israel.

9h30 Brazil Israel Innovation Summit
Acompanha: Marcello Gibertoni.
Local: Jerusalém / Israel.

11h30 Participa como Palestrante: “Keynote / Presentation: Innovation and Sustainability in Energy Industry”
Acompanha: Marcello Gibertoni.
Local: Jerusalém / Israel

12h30 Almoço com empresários, com a presença do Excelentíssimo Senhor Presidente da República Jair Bolsonaro
Acompanha: Marcello Gibertoni.
Local: Jerusalém / Israel.

Diretor
Aurélio Amaral
9h00 Despachos internos
Local: Escritório Sede da ANP – Brasília/DF

14h30 Reunião com representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados-SERPRO
Local: Escritório Sede da ANP – Brasília/DF

Diretor
José Cesário Cecchi
9h00 Reunião com Representantes da Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras.
Pauta: Mercado de Gás.
Participantes: Anelise Quintão Lara (Petrobras), Álvaro Tupiassu (Petrobras), Rafael Imbuzeiro (Petrobras), Luciano de Castro (Petrobras), José Cesário Cecchi (ANP), Marcelo Caetano (ANP), Melissa Cristina Mathias (ANP) e Hélio Bissaggio (ANP).
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ.

Despachos Internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ.

Diretor
Dirceu Amorelli
Sem compromissos oficiais agendados

Diretor
Felipe Kury
9h00 Despachos Internos
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ

16h00 Reunião Institucional com a empresa Accenture Brasil
Participantes: Diretor Felipe Kury (ANP), Adriana Nickel (ANP), Raphael Moura (ANP), Edson Bouer (Accenture Brasil), Daniel Rose (Accenture Brasil), Viviane Costa (Accenture Brasil).
Local: Escritório Central da ANP – Rio de Janeiro/RJ
Petrobras
Presidente
Roberto Castello Branco
Despachos Internos
Local:Edifício Sede – Rio de Janeiro

Diretor de Exploração e Produção
Carlos Alberto Pereira de Oliveira
Despachos Internos
Local:Edifício Sede – Rio de Janeiro

Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
Rafael Grisolia
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Diretor de Assuntos Corporativos
Eberaldo de Almeida Neto
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Diretor de Desenvolvimento da Produção
Rudimar Lorenzatto
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Diretora de Refino e Gás Natural
Anelise Quintão Lara
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Diretor de Governança e Conformidade
Rafael Mendes Gomes
Agenda não divulgada até o fechamento desta edição

Diretor de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão