Gás Natural

Potigás volta a comprar gás natural da Petrobras

Petroleira fechou um contrato de fornecimento de gás natural válido por oito anos

Potigás volta a comprar gás natural da Petrobras. Na imagem: Instalações com tubulações nas cores amarelo, vermelho e preto, em planta de gás natural da Potigás, distribuidora do Rio Grande do Norte (Foto: Divulgação Potigás)
(Foto: Divulgação Potigás)

RIO — A Petrobras fechou um contrato de fornecimento de gás natural com a Potigas (RN), válido por oito anos.  Serão entregues, imediatamente, este ano, 40 mil m3/dia à distribuidora potiguar. E, a partir de 2024, esse volume sobe para 100 mil m3/dia.

A petroleira volta, assim, a fornecer gás à Potigás, depois de ter reduzido a sua presença como supridora das concessionárias nordestinas, em 2021.

A distribuidora do Rio Grande do Norte fechou, na ocasião, contrato com a PetroReconcavo, para suprimento de 236 mil m³/dia até o fim de 2023.

A Potigás também tem contrato com a Galp, para um volume de 1 mil m3/dia até o fim do ano.

Petrobras recorre a contratos de longo prazo

Com a Potigás, a Petrobras, por sua vez, amplia o número de clientes de longo prazo.

A empresa vinha, em geral, trabalhando com contratos de curto e médio prazos, mas passou a apostar em acordos mais longos com as concessionárias desde o fim do ano passado.

Recentemente, a Petrobras fechou contratos até 2032 com a Gasmig (MG), Compagas (PR) e Sulgás (RS).

E também com a Cegás (CE), ES Gás (ES), SCGás (SC), dentro do arranjo das negociações para encerrar as disputas judiciais com as três distribuidoras.

Os contratos de longo prazo da Petrobras vêm num momento em que a abertura do mercado brasileiro ainda dá seus primeiros passos. E em que novos fornecedores, como Galp e PetroReconcavo, também lançam mão de acordos mais longevos.

A Petrobras já garantiu, assim, um consumo firme para 3,7 milhões de m3/dia entre 2029 e 2032.