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Diálogos da Transição
APRESENTADA POR
Editada por Nayara Machado
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Nos próximos cinco anos, quase 40% da demanda de combustível para transporte rodoviário será coberta por políticas que incentivam a redução do carbono ao longo do ciclo de vida, marcando uma mudança em relação às tradicionais exigências de mistura volumétrica de biocombustíveis.
A conclusão é de um estudo encomendado pela presidência brasileira do G20 à Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês) para subsidiar o debate internacional sobre o papel dos biocombustíveis na transição energética.
Na presidência rotativa do G20 este ano, o governo brasileiro tem defendido sua bioenergia como uma alternativa sustentável, capaz de concorrer com a eletrificação, especialmente em mercados do Sul global.
Para comprovar essa sustentabilidade – e enfrentar resistência de ambientalistas e europeus – a estratégia é avançar com certificações que considerem as diferenças regionais na hora de avaliar o ciclo de vida de carbono.
Será importante para concorrer com a eletrificação na frota rodoviária, prevista para aumentar, em média 21% ao ano, até 2030, mas também para abrir mercados para os biocombustíveis avançados que abastecerão aviões e navios no futuro próximo.
Estes dois últimos setores, altamente dependente de combustíveis fósseis e responsáveis por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), cada, prometem um salto na demanda por derivados de biomassa e resíduos.
“O benefício climático dos biocombustíveis depende em grande parte da intensidade de carbono de sua produção. Assim, serão necessários marcos regulatórios sólidos apoiados por cálculos de intensidade de carbono transparentes e baseados na ciência para atrair os investimentos necessários para aumentar a produção de biocombustíveis”, resume a Plataforma Biofuturo ao divulgar o estudo (.pdf).
Uma das dificuldades na formulação dessas políticas, aponta, é o uso da contabilidade de carbono, dadas as contradições nos relatos sobre os resultados de emissões de GEE e a falta de consenso entre as metodologias.
Algo que, mesmo com a construção de consensos, só reduzirá parcialmente as variações nos resultados. Ainda assim, os analistas defendem que os formuladores de políticas tomem “decisões para contabilizar essa ambiguidade da maneira mais pragmática e eficaz possível”.
“Também será importante que as políticas promovam melhorias contínuas na sustentabilidade dos biocombustíveis, e que as metodologias de análise e verificação sejam projetadas e implementadas de acordo”.
As diferenças
Políticas para biocombustíveis que incentivam a redução de emissões no ciclo de vida já estão em andamento. No Brasil, o RenovaBio remunera os produtores pela eficiência energético-ambiental com créditos de descarbonização conhecidos como CBIOs.
Nos EUA, programas como o LCFS (Low Carbon Fuel Standard) da Califórnia estabelecem um teto de intensidade de carbono e os biocombustíveis que ficam abaixo dele geram créditos que podem ser vendidos para produtores de combustíveis que extrapolam o teto.
Embora haja um reconhecimento de que é preciso incluir questões sociais e ambientais na abordagem das contribuições dos biocombustíveis, hoje, a contabilidade de carbono geralmente considera apenas as emissões de GEE, o que por si só já gera divergências.
Isso porque o cálculo é influenciado por vários parâmetros relacionados a características técnicas e condições locais da cadeia de suprimentos, como o cultivo e/ou coleta de matérias-primas, aprimoramento das matérias-primas e o processo de conversão da biomassa em biocombustível. Também entra na conta o transporte: se caminhão, trem ou navio.
“As emissões de CO2 da combustão de biocombustíveis são consideradas neutras em carbono, pois o carbono na biomassa é produzido através da fotossíntese, que fixa CO2 da atmosfera e o transforma em biomassa”, explica o estudo.
“No entanto, quando os biocombustíveis são produzidos a partir de matérias-primas agrícolas, parâmetros importantes a serem considerados são as emissões associadas à produção e aplicação de fertilizantes nitrogenados sintéticos, bem como as emissões resultantes de mudanças nos estoques de carbono do solo devido a mudanças no uso da terra (LUCs) ou práticas agrícolas específicas”, completa.
Um exemplo é o etanol de milho. As emissões gerais de GEE são de 34 gCO2-eq/MJ para o renovável produzido nos Estados Unidos, em comparação com 37 gCO2-eq/MJ na União Europeia.
“É importante notar que as diferenças regionais são reais, e é importante contabilizá-las corretamente. As metodologias devem permitir o uso de dados e caminhos que sejam representativos das características de cada país ou região”, defende.
Prioridades políticas
Estabelecer políticas que recompensem o melhor desempenho de GEE e priorizar medidas de apoio à eficiência energética, captura de metano, melhoria no design de plantas de biogás/biometano e remoção de CO2 através de práticas agrícolas ou novos processos industriais, como captura e armazenamento de CO2 biogênico (BECCS, em inglês) são algumas das sugestões para serem incorporadas na agenda do G20.
A lista inclui melhorias nos estoques de carbono do solo, produção e uso mais sustentáveis de fertilizantes e BECCS para produção de e-combustíveis, além de abordar preocupações de mudanças indiretas no uso da terra a partir dos riscos de curto prazo e buscar desenvolver políticas globais de uso da terra.
Cobrimos por aqui:
- G20 recebe agenda brasileira para biocombustíveis com “muito interesse”, diz embaixador
- Brasil levará proposta para biocombustíveis marítimos à IMO
- Brasil tem alto potencial para CCS na produção de etanol, mas conhece pouco seus reservatórios
- Petrobras vende primeira carga de bunker com 24% de biodiesel
Curtas
Marco do hidrogênio sancionado no Pecém
O presidente Lula (PT) sanciona, nesta sexta (2/8), o projeto de lei 2308/2023, com políticas de incentivo ao hidrogênio de baixo carbono. O evento será no Porto do Pecém, em Fortaleza (CE). O porto já soma 40 acordos assinados com empresas interessadas na produção do energético.
E veto em emendas no PL das eólicas offshore
O marco das eólicas offshore pode ser apreciado pelo Congresso Nacional no mês de agosto, mas o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), voltou a afirmar que o governo deve vetar as emendas que beneficiam usinas termelétricas e outros setores. O argumento do ministro é que havia custos extras para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), paga pelos consumidores de energia elétrica.
Mineração no fundo do mar
Tuvalu, que havia patrocinado anteriormente a exploração mineral em águas profundas, Áustria, Honduras, Guatemala e Malta se uniram nesta semana ao grupo de países que pedem a interrupção do início da mineração no ambiente marinho. Até agora, 32 nações do Pacífico, Europa, América Latina e Caribe formalizaram posição pedindo mais tempo para avaliar os possíveis impactos dessa atividade. Leia na epbr
Painéis mais baratos
O custo médio de instalação de um painel de geração solar fotovoltaica no Brasil caiu 9% no primeiro semestre de 2024, chegando a R$ 2,66/Wp em junho, segundo levantamento da Solfácil. A redução no custo é, sobretudo, um efeito da diminuição das cotações do polisilício, matéria-prima usada nos painéis, tendência que vem ocorrendo desde o ano passado.
Plástico rastreado
Plataforma desenvolvida pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e pela Associação Brasileira do Plástico (Abiplast) vai rastrear e registrar todo o caminho dos plásticos reciclados no país. A Recircula Brasil utiliza notas fiscais eletrônicas para monitorar todo o percurso das embalagens. Com essas informações, o sistema atesta a origem dos materiais e confirma que o produto contém plástico reciclado. (MDIC)
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