RIO — Vitor Saback foi nomeado nesta terça-feira (4/4) como novo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME). Ele ocupava o cargo de diretor na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Com isso, o ministro Alexandre Silveira completa a montagem do seu primeiro escalão de secretários. Antes, ele já havia confirmado:
- Efrain da Cruz como secretário-executivo;
- Pietro Mendes como secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis;
- Thiago Barral como secretário de Planejamento e Transição Energética;
- e Gentil Nogueira como secretário de Energia Elétrica.
Na secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Saback cuidará de temas que se interligam à agenda do setor energético, como a exploração de minerais críticos para a transição energética e a pauta dos fertilizantes.
Ao assumir o cargo, o secretário prometeu trabalhar para o “desenvolvimento de uma mineração sustentável e socialmente responsável, no crescimento do setor e em pautas relacionadas à minerais raros e de suporte à transição energética”.
Quem é Saback
Vitor Saback é graduado em administração pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Finanças e Mercados de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de analista de gestão pública do Ministério Público da União.
Foi diretor da ANA e representante da agência em colegiados internacionais, como o Conselho Mundial da Água (WWC), a Rede de Reguladores e Iniciativa de Governança da Agua da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Conferência de Diretores Ibero-Americanos da Agua (Codia).
Ele é também um dos indicados do MME para ocupar um cargo no conselho de administração da Petrobras, ao lado de seus colegas no Ministério, Pietro Mendes e Efrain da Cruz.