BRASÍLIA — O secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Vitor Saback, deixou o cargo nesta quarta (2/4). A exoneração, a pedido, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) .
O secretário integrou o Conselho de Administração da Petrobras, mas na última lista com os indicados, o governo não incluiu o nome de Saback. Para o lugar do ex-secretário de mineração, o governo optou por Fernando Coura, representante do setor mineral de Minas Gerais.
Em 2021, foi nomeado diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Também representou o órgão em colegiados internacionais, como o Conselho Mundial da Água (WWC), a Rede de Reguladores e Iniciativa de Governança da Água da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Conferência de Diretores Ibero-Americanos da Água (CODIA).
É graduado em Administração, pela Universidade de Brasília (UnB), e em Direito, pelo Uniceub. É pós-graduado em Finanças e Mercados de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de analista de gestão pública do Ministério Público da União.