Quem comandará energia nos estados produtores de petróleo e gás em 2019

Quem comandará energia nos estados produtores de petróleo e gás em 2019

Oito dos nove estados produtores de petróleo e gás terão novos secretários responsáveis pelas áreas de energia, petróleo e gás natural. A epbr fez um levantamento dos novos nomes que serão responsáveis pelo setor nos estados:

São Paulo 
O governador eleito João Dória anunciou no começo de novembro o nome do então secretário das prefeituras regionais da capital paulista, Marcos Penido, para assumir a pasta da Energia, Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de seu governo. Penido é engenheiro civil de formação e ocupou também a secretaria de Serviços e Obras na prefeitura durante a gestão de Dória, onde esteve desde o começo do mandato, em 2017. Também já foi secretário estadual de Habitação, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do governo do estado durante a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB).

Em agosto, Penido foi acusado pelo jornal Folha de São Paulo de interferir em uma licitação da prefeitura pra excluir um participante do processo que escolheria o vencedor para um contrato de parceria público-privada de iluminação pública.

Espírito Santo

O governador eleito Renato Casagrande anunciou que o engenheiro Heber Viana de Resende será o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo a partir de janeiro. E formado em Engenharia Civil e Engenharia de Petróleo e é mestre em Engenharia Industrial. Tem 37 anos de experiência na área de energia; projetos de investimento; viabilização econômica de empreendimentos; solução de gargalos na infraestrutura necessária para suporte aos negócios; desenvolvimento de negócios em parceria; planejamento e desenvolvimento corporativo e desenvolvimento da gestão.

Trabalhou nas cidades de Rio de Janeiro, Macaé, Salvador, São Mateus e Houston-TX, USA. Na Petrobras foi gerente de Portfólio Corporativo; gerente de Relacionamento e Gestão para Projeto de Construção de Sondas no Brasil; gerente do Escritório de Projetos da área de Negócios Internacional; gerente de Produção no ES entre outras. Natural de Cachoeiro de Itapemirim.

Rio de Janeiro
A futura Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda será comandada pelo advogado Lucas Tristão. Ex-aluno do governador eleito, Wilson Witzel, Tristão é sócio do governador em um escritório de advocacia no Espírito Santo, onde Witzel fez carreira de magistrado. A subsecretaria de Petróleo ficará a cargo da engenheira Cristina Pinho, ex Gerente Executiva de Engenharia Submarina da Petrobras.

Bahia
A secretaria de desenvolvimento econômico do governador Rui Costa está nas mãos de Luiza Maia. Deputada estadual pelo PT até o começo do ano, Luiza assumiu a secretaria com a saída de Jaques Wagner da pasta, em abril, para concorrer ao senado.

Ceará
O governador também foi reeleito no Ceará. No estado, Camilo Santana (PT) deve manter o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Augusto Ribeiro. Formado em administração de empresas com pós graduação em gestão empresarial, Ribeiro era superintendente Regional do Serviço Social da Indústria no Ceará (Sesi) no estado. Entre agosto de 2013 e outubro de 2014, presidiu a Zona de Processamento de Exportação do estado (ZPE Ceará). Foi ainda membro do Conselho de Administração da Cegas, a companhia estadual de Gás do Ceará.

Alagoas
Em Alagoas, onde o governador Renan Filho (MDB) foi reeleito, a Secretaria deEstado do Desenvolvimento Econômico e Turismo é comandada pelo administrador de empresas Rafael de Góes Brito. Formado pela Universidade Federal de Alagoas com pós-graduação em gestão empresarial pela FGV, Brito foi empossado no cargo em outubro de 2017. Antes foi secretário de Trabalho e Renda e integrou a Agência de Fomento de Alagoas (desenvolve).

Sergipe
No Sergipe, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia, Francisco de Assis Dantas, deve permanecer no cargo no novo mandato de Belivaldo Silva (PSD). Dantas é advogado formado pela Universidade Federal do Sergipe e ocupou diversos cargos na administração estadual, onde foi secretário de Desenvolvimento Regional e Metropolitano, secretário de Estado de Governo e secretário de Estado de Agricultura e do Desenvolvimento Rural até dezembro de 201, ainda no governo Jackson Barreto. Antes foi também vereador em Aracaju.

No Rio Grande do Norte 
A governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), ainda não anunciou quem vai ocupar a pasta do desenvolvimento econômico.

Amazonas
Também o governador eleito do Amazonas, Wilson Lima (PSC) não indicou ainda um nome para a pasta de desenvolvimento do estado.