BRASÍLIA — O governo do Piauí apresentará o projeto de Parceria Público Privada (PPP) para construção de miniusinas de energia solar fotovoltaica a investidores chineses na 4ª edição do GRI Latam-China Infrastructure Summit Week, no início de agosto em Pequim e Xangai. A expectativa é de que mais de 200 investidores chineses e latino-americanos avaliem oportunidades de parcerias.
O projeto deve ter edital publicado até o fim de agosto. O governo do estado trabalha agora em responder as manifestações que foram recebidas durante o período de consulta pública da proposta de construção, operação, manutenção e gestão de oito miniusinas.
Outros empreendimentos, como os projetos do Porto de Luís Correia e o VLT de Teresina, também devem ser apresentados no evento do setor de infraestrutura. A China é o maior parceiro comercial do Brasil, liderando o ranking tanto de importação (US$ 18 bilhões, o equivalente a 21,5%) quanto em exportação (R$ 30 bilhões ou 27,5% do total), de acordo com dados do primeiro semestre de 2019.
Há duas semanas, o governador Wellington Dias recebeu no Piauí o presidente da China Communications Construction Company (CCCC), Luo Jun. A empresa é uma multinacional com investimentos em em infraestrutura, portos e ferrovias. O encontro foi o preparativo para a viagem da comitiva piauense à GRI Latam-China.
“Nosso interesse é conhecer os projetos estruturantes, somos uma empresa multinacional de infraestrutura e entendemos que o caminho para esse crescimento está exatamente em parcerias com a nossa empresa. Viemos aqui para conhecer as potencialidades do estado e estreitar relações”, afirmou Luo Jun no encontro.
[jnews_block_28 exclude_post=”21389″ include_category=”1567,2162″ exclude_category=”2563″]