O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou neste domingo que a Petrobras está manifestando interesse em participar do leilão de áreas offshore para gás natural em Israel. Neste domingo, o ministro Bento Albuquerque, que faz parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro, se reuniu com Yuval Steinitz, ministro de Energia de Israel.
[sc name=”newsform”]
A segunda rodada de licitações para áreas offshore de Israel vai ofertar 19 áreas com propensão para gás natural, dividida em cinco zonas. Na última semana, o Ministério de Energia de Israel encerrou a fase de pré-qualificação dos operadores e a entrega de manifestação de interesse para o leilão, que tem previsão de chamada final para entrega de propostas no próximo dia 15 de maio. A expectativa é que os vencedores da licitação sejam conhecidos em julho.
Procurada, a Petrobras informou – por meio de sua assessoria de imprensa – que não comentaria o tema.
Albuquerque e Steinitz discutiram ainda protocolo de cooperação em exploração de petróleo e gás “offshore” em águas profundas, no qual a Petrobras é referência mundial e um acordo de cooperação em torno de políticas regulatórias no setor de óleo e gás com o envolvimento da ANP.
Também esteve em pauta um acordo de cooperação em cibersegurança no setor de energia.
Os governos do Brasil e de Israel firmaram hoje cinco acordos de cooperação nas áreas de defesa, serviços aéreos, prevenção e combate ao crime organizado, ciência e tecnologia e um memorando de entendimento em segurança cibernética.
A cerimônia ocorre no primeiro dia de visita do presidente Jair Bolsonaro a Israel onde ficará até a próxima quarta-feira (3). Bolsonaro e o primeiro-ministro israelense, Benajmin Netanyahu, têm encontro privado e depois ampliado com os ministros de ambos os países. À noite, haverá uma cerimônia de homenagem a Bolsonaro, oferecida por Netanyahu e sua mulher, Sara.