Morre, vítima de covid-19, o senador Arolde de Oliveira

Em pronunciamento, à bancada, senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ). Foto: Beto Barata/Agência Senado
Em pronunciamento, à bancada, senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ). Foto: Beto Barata/Agência Senado

O senador Arolde de Oliveira (PSD/RJ) faleceu na tarde desta quarta-feira (21), vítima de covid-19, aos 83 anos. O parlamentar evangélico era crítico do isolamento social e defendia o uso de cloroquina no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus.

Nascido em São Luiz Gonzaga (RS), Arolde fez carreira política no Rio de Janeiro: foi nove vezes deputado federal, secretário estadual de Trabalho e Renda, e secretário municipal de Transportes. Eleito senador em 2018, ele integrava, entre outras, as comissões de Direitos Humanos e de Ciência e Tecnologia.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, decretou luto oficial pelo falecimento do senador. Em nota, Davi lamentou o falecimento e destacou o poder de comunicação e a conduta afetuosa de Arolde. Veja a íntegra da nota no pé da matéria.

“É com profunda tristeza que acabo de receber a notícia de que perdemos o senador Arolde de Oliveira, representante do estado do Rio de Janeiro. Arolde faleceu por complicações decorrentes da covid, contra as quais já vinha lutando em uma Unidade de Terapia Intensiva. Infelizmente, mais um brasileiro perdeu a vida por consequência desse vírus que já ceifou mais de 150 mil pessoas do nosso país”, disse Alcolumbre.

[sc name=”adrotate” ]

PPSA

Arolde era único autor do PL 6211/2019, que alterava a lei que criou a PPSA para permitir que recursos arrecadados pela empresa fossem usados no pagamento de despesas de custeio, tributos e em investimentos. Na prática, o texto visava garantir a autonomia financeira da companhia.

A matéria aguardava relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e Arolde pretendia se empenhar pessoalmente para acelerar sua tramitação. Com o falecimento, no entanto, a proposta será arquivada.

O senador Arolde de Oliveira (PSD/RJ) durante reunião da CCJ. Foto: Pedro França/Agência Senado

Suplência

A vaga de Arolde de Oliveira no Senado será assumida pelo suplente, Carlos Portinho (PSD).

Influente na cúpula do PSD no Rio, partido que ajudou a fundar, Portinho não tinha destaque no cenário político do estado nos últimos anos. Ele foi secretário de habitação na gestão de Eduardo Paes na Prefeitura do Rio por 10 meses em 2015. Antes foi secretário de Ambiente do estado na administração de Luiz Fernando Pezão, entre abril de 2014 e janeiro de 2015.

Advogado de formação, Portinho fez carreira no direito desportivo e foi vice-presidente jurídico do Flamengo entre 2001 e 2002.

Assim como Arolde, Portinho deve se manter próximo da família Bolsonaro. Ele apoia a candidatura do deputado federal Luiz Lima (PSL) à prefeitura do Rio, na qual o PSD tem o candidato a vice, o delegado e ex-chefe da Polícia Civil do estado nos governos de Sérgio Cabral e Pezão.

Confira a íntegra da nota de Davi Alcolumbre

“É com profunda tristeza que acabo de receber a notícia de que perdemos o senador Arolde de Oliveira, representante do estado do Rio de Janeiro. Arolde faleceu por complicações decorrentes da covid, contra as quais já vinha lutando em uma Unidade de Terapia Intensiva. Infelizmente, mais um brasileiro perdeu a vida por consequência desse vírus que já ceifou mais de 150 mil pessoas do nosso país.

Deputado federal por nove legislaturas, Arolde de Oliveira chegou ao Senado Federal em 2018, e a esta Casa trouxe a experiência legislativa, o surpreendente poder de comunicação e o exemplo de sua conduta afetuosa e cordata.

O Senado Federal decreta luto oficial em homenagem à memória do senador, que exerceu diversas funções públicas ao longo dos mais de 35 anos de sua trajetória política. Um dia triste para esta Casa. Um dia triste para seus eleitores, admiradores, amigos e, especialmente, seus familiares. Que Deus o receba em sua infinita misericórdia e console sua família neste momento de dor.

Davi Alcolumbre Presidente do Senado Federal”

[sc name=”newsletter” ]

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias