Órgão consultivo permanente

MME divulga lista de instituições selecionadas para integrar o Fórum Nacional de Transição Energética

Entre os escolhidos para debater temas relacionados a petróleo e gás estão o Instituto Internacional Arayara, a FNP e a FUP

Presidente Lula discursa durante o lançamento da Política Nacional da Transição Energética, em 26/8/2024 (Foto Ricardo Botelho/MME)
Lula (PT) e ministros durante lançamento da Política Nacional da Transição Energética, em 26 de agosto de 2024 (Foto Ricardo Botelho/MME)

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou nesta quarta-feira (30/7) a lista das instituições selecionadas para integrar o plenário do Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte).

Na categoria sociedade civil, foram escolhidos 29 membros para um mandato de dois anos (2025-2026), que poderá ter recondução. 

Entre os selecionados para debater temas relacionados a petróleo e gás estão o Instituto Internacional Arayara, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP). 

Já para temas ligados a biocombustíveis e transportes, duas selecionadas foram a WWF Brasil e a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar, enquanto o Instituto E+ Transição Energética vai participar de debates sobre mudanças climáticas e transição energética. 

Confira a lista completa das instituições que vão integrar o Fonte. 

Também foram selecionadas 29 entidades do setor produtivo, incluindo o Instituto Brasileiro do Petróleo e do Gás (IBP), Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip), União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), entre outros. 

Além de representantes de 15 ministérios, da Casa Civil, da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), também integram a lista um representante de secretarias estaduais de energia por região do país. 

O Fonte, parte da Política Nacional de Transição Energética (PNTE), funciona como um órgão consultivo permanente. O objetivo é ampliar o diálogo sobre a transição energética, envolvendo participantes de diferentes setores. 

O plenário será composto por 87 integrantes, divididos igualmente entre governo, sociedade civil e setor produtivo.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias