Em seu último ato como presidente da República, Michel Temer exonerou nesta terça-feira (1/1) todos os 28 ministros que compunham seu governo e alguns secretários. As exonerações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de hoje.
No Ministério de Minas e Energia, além do ministro Moreira Franco, foi exonerado o Chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios da Secretaria-Executiva, Igor Alexandre Walter, que volta para a Aneel e será assessor da diretora Elisa Bastos, também indicada por Temer para compor a diretoria do órgão regulador.
Na Fazenda, além de Eduardo Guardia, a secretário-executiva da pasta, Ana Paula Vescovi, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, também foram exonerados. Paulo Gabardo, que era assessor Especial do Ministro de Estado da Fazenda, e Marcello Estevão Filho, Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, também deixam o cargo.
Jair Bolsonaro assume a Presidência da República, em uma cerimônia marcada para o início da tarde de hoje (1º), com atos no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Itamaraty. Acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente eleito deixará a Granja do Torto, por volta das 14h10, seguindo para a Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, onde se encontrará com o vice-presidente Hamilton Mourão.