BRASÍLIA – O governo brasileiro, as Nações Unidas e a Unesco lançaram, nesta terça (19/11), uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas de combate à desinformação climática.
O entendimento é que as campanhas com informações falsas atrasam ações de combate à crise, ao mesmo tempo em que confundem e afastam a população do debate.
“Sem acesso a informações confiáveis sobre as alterações climáticas, nunca poderemos ter esperança de superá-las”, comenta Audrey Azoulay, diretora-geral da Unesco.
“Por meio dessa iniciativa, apoiaremos os jornalistas e pesquisadores que investigam as questões climáticas, às vezes com grande risco para si mesmos, e combateremos a desinformação relacionada ao clima que corre desenfreada nas mídias sociais”, explica.
A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima busca impulsionar o apoio a ações climáticas urgentes em um momento em que os cientistas alertam que o tempo do mundo está se esgotando.
Até agora, Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e Suécia já confirmaram participação na iniciativa.
Combate à desinformação
Relatório Riscos Globais de 2024 do Fórum Económico Mundial (WEF, em inglês) publicado em janeiro colocou os eventos climáticos extremos no topo da lista dos 10 principais riscos que as populações globais enfrentarão ao longo da década. Já no curto prazo, a desinformação é apontada como o maior fator de risco para as economias.
E destaca os efeitos potenciais do mau uso da inteligência artificial para inundar os sistemas de informação com narrativas falsas.
O aumento da propagação de informações falsas e confusas prejudica o consenso científico e torna mais difícil a resposta política à crise climática.
Estruturada por meio de um Fundo Global, uma agenda institucional e campanhas sobre Mudanças Climáticas, a Iniciativa aborda a necessidade de políticas que protejam a integridade da informação e aqueles que informam sobre questões climáticas.
Fundo para integridade das informações
Um Fundo Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas será criado por iniciativa dos membros interessados da iniciativa, para financiar pesquisas que ajudem a expor e desmantelar a desinformação relacionada às mudanças climáticas.
Composto por contribuições voluntárias, o fundo será administrado e implementado pela Unesco e será estruturado como um Fundo Fiduciário Multiparceiros.
O acesso aos recursos será através de chamadas competitivas para propostas ou chamadas para parcerias.