O atual secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, Mauricio Lyrio, foi designado pelo governo para assumir a Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente da pasta. A nomeação, assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT/BA), está publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira ((16/5).
A informação foi antecipada em abril pelo eixos pro, serviço de assinatura exclusivo para empresas (teste grátis por 7 dias)
Lyrio ocupa a vaga deixada por André Aranha Corrêa do Lago, que deixou o cargo para dedicar-se à função de presidente da COP 30, que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
Histórico na diplomacia
Em janeiro, o governo nomeou Lyrio como negociador-chefe do Brasil nos BRICS, sendo o responsável pela organização da agenda de reuniões técnicas e ministeriais que acontecerão durante a presidência brasileira do grupo, bem como da cúpula de líderes.
Formado em comunicação social e mestre em relações internacionais pela PUC-RJ, Lyrio é secretário no Ministério de Relações Exteriores (MRE) desde abril de 2023. Também atua como sherpa (uma espécie de guia especializado) do Brasil para o G20.
Foi responsável por supervisionar as negociações em organizações econômicas multilaterais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), bem como as negociações regionais do Mercosul.
Já atuou como embaixador do Brasil na Austrália (2021/2023) e no México (2018/2021). No MRE ocupou a chefia de gabinete do ministro (2016/2017), secretário de Planejamento Diplomático (2013/2016), ministro-conselheiro do Brasil junto à Organização dsa Nações Unidas (2011/2013) e porta-voz do MRE.