Petróleo e Gás

Lula confirma presença na posse de Magda Chambriard como presidente da Petrobras

Na semana passada, nova CEO da empresa anunciou mudanças em diretorias

“É essencial continuar explorando petróleo”, diz Magda Chambriard, presidente da Petrobras, em sua primeira coletiva de imprensa, em 27/5/2024 (Foto: Rafael Pereira/Agência Petrobras)
Coletiva de imprensa com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, em 27 de maio de 2024 | Foto Rafael Pereira/Agência Petrobras

BRASÍLIA – O presidente Lula confirmou presença na posse da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard. A cerimônia está marcada para esta quarta (19/6), no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes).

Os discursos de Lula e Chambriard estão alinhados quanto à defesa da exploração de óleo e gás na Margem Equatorial, nos blocos que foram leiloados durante seu mandato à frente da ANP.

Na última semana, tanto o presidente da República quanto a CEO da companhia deram declarações a respeito do atraso da exploração na região.

O que não se resolveu em dez anos dificilmente será resolvido tecnicamente. Eu acho que essa questão transcende a discussão técnica”, afirmou a presidente da estatal.

Em evento promovido por investidores sauditas, Lula citou países que já exploram petróleo nas bacias da região, como Guiana e Suriname, e elencou benefícios ao povo brasileiro com o início da produção de petróleo no Norte do país.

“Nós [o Brasil], a hora que começamos a explorar a chamada Margem Equatorial, eu acho que a gente vai dar um salto de qualidade extraordinária. Queremos fazer tudo legal, respeitando o meio ambiente, respeitando tudo. Mas nós não vamos jogar fora nenhuma oportunidade de fazer esse país crescer”, disse.

A posse do antecessor de Chambriard, Jean Paul Prates, não contou com a presença de Lula. Prates assumiu a petroleira após o conselho de administração da empresa aprovar a indicação, em janeiro de 2023.

Quem é Magda Chambriard?

Com 40 anos de experiência no setor de óleo e gás, foi diretora-geral da ANP no governo Dilma Rousseff (PT) é defensora das políticas de conteúdo local e crítica da gestão da Petrobras focada na exploração e produção do pré-sal. A nova CEO da petroleira coordenava pesquisas em em óleo e gás na FGV Energia e assessorou a Alerj, na CPI dos Royalties.

Funcionária de carreira da Petrobras, onde trabalhou por 22 anos, Magda entrou para a ANP em 2005, como superintendente de Exploração. Chegou a diretora-geral em 2012, durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, deixando o cargo no fim de 2016, já no governo Michel Temer.

Engenheira, é pós-graduada em Engenharia Química pela Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), em Engenharia de Reservatórios e Avaliação de Formações (1980) e Engenharia de Reservatórios e Produção (1983), ambas pela Universidade Corporativa da Petrobras.

Troca em diretorias

Chambriard, anunciou na sexta-feira (14/6) os nomes dos diretores indicados para compor a diretoria executiva da estatal. Com a mudança, a diretoria financeira e de relacionamento com investidores ficará com Fernando Melgarejo, que substitui Carlos Alberto Rechelo Neto, gerente executivo que havia assumido o cargo de CFO interinamente, depois da demissão de Sérgio Leite em maio.

Já a indicada para a diretoria de exploração e produção é Sylvia dos Anjos, que deve assumir o lugar de Joelson Mendes. A executiva é geóloga aposentada da Petrobras, onde trabalhou por 42 anos e, inclusive, foi gerente geral de tecnologias do ativo de Libra, na Bacia de Santos.

O diretor de engenharia, tecnologia e inovação, Carlos Travassos, será substituído por Renata Baruzzi, funcionário de carreira da Petrobras e que até então era gerente da área de gestão integrada da logística.