A deputada federal Ana Perugini (PT/SP) entrou com um requerimento para realização de audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados para discutir as baixas de ativos realizadas pela Petrobras em seus balanços financeiros.
“Nos últimos anos, os valores alcançados com Impairment’s chamaram a atenção por conta de sua magnitude (R$112,4 bilhões entre 2014 e 2016, que são valores 18 vezes maiores do que as baixas apresentadas pela empresa, fruto da corrupção, R$ 6,2 bilhões)”, diz o texto do requerimento.
A parlamentar está requerendo a convocação do presidente da Petrobras, Pedro Parente, do Secretário de Assuntos Jurídicos e Institucionais da FUP, Leonardo Urpia, do economista Cloviomar Pereira, do economista Cláudio Olveira, da UFES, e do professor de economia Eduardo Pinto. O diretor de Relações com Investidores e Financeiro da Petrobras, Ivan Monteiro, responsável pelas baixas dos ativos, não é relacionado para a audiência pública.
“Como forma de esclarecer a população sobre quais são os critérios adotados para a realização de testes de impairment, solicitamos essa audiência pública. Consideramos essencial entender como está sendo executada a política de produção de riqueza da Petrobras, já que em poucos anos alcançaremos um pico de produção, que injetará em nossa economia bihões de reais”, concluiu o requerimento.
O requerimento será votado na reunião da Comissão de Minas e Energia que acontece amanhã, a partir das 9h30, no Plenário II, Anexo 14.