Desenvolvimento energético

Governo lança iniciativa para garantir energia a polos de irrigação

Medida busca assegurar fornecimento elétrico, flexibilizar tarifas para produtores rurais e ampliar a eficiência no uso da água na agricultura

Agricultor familiar trabalha em lavoura (Foto Rhuan Luz/Sepror Amazonas)
Cultivo de agricultor familiar | Foto Rhuan Luz/Sepror Amazonas

Os ministérios de Minas e Energia (MME), Agricultura e Pecuária (Mapa) e Integração e Desenvolvimento Regional (MDR) anunciaram nesta quarta-feira (5/2) a criação da Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Polos e Projetos de Irrigação do Brasil. O objetivo é assegurar o fornecimento de energia elétrica para polos de irrigação em diferentes regiões do país.

Uma das propostas da iniciativa é flexibilizar tarifas para produtores rurais, considerando as variações na demanda por irrigação entre diferentes culturas. A medida busca garantir maior previsibilidade nos custos de energia e melhorar a eficiência no uso dos recursos.

Os polos de agricultura irrigada são áreas com potencial de expansão para culturas que dependem de irrigação. A política pretende impulsionar a produtividade agrícola e fortalecer a segurança alimentar, além de estimular o desenvolvimento econômico local.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias