BELO HORIZONTE — O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD), e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, participaram, nesta quarta-feira (10/9), de cerimônia de assinatura de convênio entre a Itaipu Binacional e a Cáritas Brasileira para o desenvolvimento do Projeto Cozinhas Comunitárias Sustentáveis.
A iniciativa tem como objetivo promover a sustentabilidade financeira e ambiental das Cozinhas Solidárias por meio de tecnologias de geração de energia limpa.
Essas iniciativas fornecem alimentação gratuita e de qualidade, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo o MME, existem mais de quatro mil Cozinhas Solidárias no país.
O convênio entre a Itaipu e a Cáritas Brasileira prevê investimentos de quase R$ 3 milhões na instalação de biodigestores e placas fotovoltaicas, adequação da infraestrutura das cozinhas, fornecimento de equipamentos e utensílios e criação de hortas comunitárias.
Além disso, haverá capacitação de voluntários e trabalhadores em operação e manutenção, e na formação para separação e descarte de resíduos das Cozinhas Solidárias.
De acordo com o governo, os projetos atendidos estão localizados em Ananindeua (PA), Fortaleza (CE), Sol Nascente (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Leopoldo (RS), Boa Vista (RR), Foz do Iguaçu (PR).
O fornecimento dos biodigestores é uma parceria do MME com a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e com o Centro Sustentável de Tratamento de Resíduos (CSTR), que produzem os biodigestores por meio de uma tecnologia nacional.
Itaipu fará as reformas estruturais necessárias nas cozinhas, assim como a instalação de energia solar fotovoltaica e a plantação de hortas. O acordo contempla, inicialmente, sete Cozinhas Solidárias.
Na cerimônia, Silveira comentou sobre a sintonia com o programa Gás do Povo, que promete garantir botijões de 13 quilos gratuitos a famílias de baixa renda.
Segundo ele, isso “demonstra o profundo compromisso do nosso governo em acabar com a pobreza energética, que é uma das faces mais perversas da desigualdade social”.
“Estamos na liderança internacional em favor do cozimento limpo, evitando doenças respiratórias graves e queimaduras em mulheres e crianças”, afirmou o ministro.
Também participaram da assinatura os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias (PT); da Secretária-Geral da Presidência, Márcio Macedo (PT); o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri; a diretora Executiva Nacional da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima; a presidente da ABiogás, Renata Isfer; e representante do CSTR.