Diário da Transição – Dia 19

Diário da Transição – Dia 19

A especulação para Jaime Martins no Ministério de Minas e Energia, a entrevista de Hamilton Mourão e os vices de Paulo Guedes, nesta sexta-feira (23/11).

1. Mais uma semana encerra-se e não é confirmado o próximo ministro de Minas e Energia (MME). Muito pelo contrário, passou a ser especulado um novo nome, do deputado federal Jaime Martins, atualmente, no Pros, de Minas Gerais. Mais próximo das áreas de mineração e de transportes, em especial a questão das estradas, Martins foi contra o Repetro; votou a favor do projeto da cessão onerosa na passagem pela Câmara; e frequentou muito pouco a Comissão de Minas e Energia, da qual é titular. Um perfil completo foi publicado no Político, serviço para assinantes +epbr.

2. Ao InfoMoney, a assessoria de imprensa de Martins negou que tenha sido feito convite oficial para o ministério. O site também atribui ao deputado a queda nas ações da Eletrobras no pregão de hoje – já abaladas pela suspensão do leilão da Amazonas Energia.

3. O vice eleito, Hamilton Mourão, concedeu uma entrevista à Folha, que pode ser lida aqui; destacamos:
— É preciso concluir a termoelétrica nuclear Angra 3: “Eu acho que não é mais barato [abandonar o projeto], não. O dado que eu tenho é diferente. E é uma questão estratégica para nós. Vamos deixar aquilo parado lá?”

— Liberar a venda direta do etanol: “Por exemplo, o camarada em Ribeirão Preto produz álcool. O produto é retirado dali, é levado para [a refinaria de] Paulínia e depois volta para ser vendido em Ribeirão. Isso é irracional, né? Então a gente pode começar racionalizando, liberando a venda, por exemplo, junto ao produtor, vai baratear custos.”

— Mas a venda das refinarias, nem tanto: “Refino já tem que ser um outro estudo aí para a gente chegar à conclusão do que é importante”.

— E Petrobras, nem pensar: “Você não vai vender a Petrobras”.

4. A colunista Julia Duailibi detalhou no G1 a organização dos vices de Paulo Guedes, aqueles que vão comandar as secretarias especiais:

— Produtividade e Competitividade: Carlos da Costa
— Desburocratização, Gestão e Governo Digital: Paulo Uebel
— Fazenda: Mansueto Almeida
— Receita e da Previdência: Marcos Cintra
— Privatização: Salim Mattar
— Comércio Exterior e Assuntos Internacionais: Marcos Troyjo, dentro do Ministério da Economia

5. Bolsonaro, que após passar por exames teve uma nova cirurgia remarcada para depois da posse, encontrou-se com Paulo Skar. Do Estadão:

“Skaf afirmou no Facebook que teve um “produtivo encontro” com ele, “pensando no futuro do Brasil” e publicou uma foto com o presidente eleito. “O País precisa de uma agenda econômica que o coloque na rota do crescimento e da geração de empregos”, escreveu o presidente da Fiesp e candidato derrotado a governador de São Paulo.”

6. Do Poder360, transição quer concluir nomeações para o 1º escalão até a sexta-feira da semana que vem, dia 30.