BRASÍLIA – Ministério de Minas e Energia (MME) e Ministério da Economia e Ação Climática da Alemanha assinaram, na sexta-feira (8/3), uma declaração conjunta de intenções para cooperação nas áreas de extração e beneficiamento de recursos minerais e da economia circular.
O documento foi assinado pelo secretário Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Vitor Saback, e pela secretária de Estado Parlamentar da Alemanha, Franziska Brantner.
De acordo com o ministro Alexandre Silveira, a intenção é a troca de experiências e tecnologias para alavancar toda a cadeia mineral: da extração ao processamento.
“O Brasil é o grande celeiro do mundo quando falamos sobre a diversidade e quantidade de reservas minerais. Estamos fortalecendo o setor mineral, buscando investimentos e parceiros estrangeiros, além de trabalhar para assegurar que a atividade seja cada dia mais segura e mais sustentável”, comenta Silveira.
Com o acordo, os países se comprometem em fortalecer as relações nas áreas de investigação, exploração, extração, tratamento, transformação e reciclagem de recursos minerais ao longo de toda a cadeia de valor agregado da indústria de mineração.
Inclui ainda transformação e processamento eficiente de recursos minerais, compatível com o meio ambiente e realizado de forma socialmente responsável.
Segundo o MME, a finalidade é desenvolver as cadeias locais de valor agregado e o intercâmbio de experiências com a Alemanha mira as normas de licenciamento ambiental, além de padrões de proteção socioambiental na extração, tratamento e reciclagem de recursos.