O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, irá a Israel para assinar um termo de cooperação entre os dois países no setor energético. Albuquerque confirmou a informação ao Político esta semana. A comitiva do presidente Jair Bolsonaro viaja amanhã e tem retorno previsto para o dia 3 de abril.
De acordo com o ministro, a cooperação será principalmente na área de petróleo e gás, mas também na área de energia elétrica. O chefe da pasta afirmou que os detalhes ainda serão trabalhados em uma mesa redonda antes da viagem.
“Eles estão começando a exploração offshore. Também [haverá cooperação] na área de energia, porque Israel desenvolveu vários tipos de tecnologia que nos interessam. A dessalinização da água é feita a gás e está dentro do que o governo pretende para o nordeste”, explicou o ministro. Além do ministro Albuquerque, o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, acompanha a comitiva. O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, também participa.
Na sua transmissão semanal no Facebook, o presidente Bolsonaro comentou a viagem. “Nós queremos fazer convênios, intercâmbio com Israel para mandar nossa garotada para as mais variadas áreas, a questão de agricultura, irrigação para o semi-árido do Nordeste. Ver também a garotada para aprender algo sobre a psicultura no deserto”, afirmou.
Devido à viagem a Israel, o ministro Albuquerque postergou sua visita a Roraima, prevista em sua agenda para essa semana. A reunião com a bancada roraimense e com o governador do estado, Antonio Denarium (PSL), em Boa Vista será reagendada para abril.