O presidente Lula (PT) indicou na noite desta segunda-feira (16/12) Artur Watt, atual conselheiro jurídico da Pré-Sal Petróleo (PPSA), para substituir Rodolfo Saboia no comando da Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Advogado formado pela UERJ, foi cedido pela AGU para atuar como procurador-geral junto à ANP e também ocupou a mesma função na Antaq. Atualmente é consultor jurídico dos contratos de partilha de produção.
Pietro Mendes, atual secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME) e cotado para a direção-geral da agência, foi indicado para a vaga de diretor técnico aberta com a saída do ex-diretor Cláudio Jorge.
É servidor de carreira da ANP desde 2006. Iniciou como especialista em regulação, foi superintendente adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos e assessor do diretor-geral.
Tem formação em química e direito, com doutorado em tecnologia e processos químicos e bioquímicos, pela UFRJ, e pós-doutorado na Simon Fraser University, no Canadá.
Sabatina no Senado
Os dois nomes precisam ser sabatinados na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e depois aprovados pelo plenário da Casa.
Segundo informações de O Globo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), disse que a tendência é que as sabatinas não sejam realizadas neste ano. O plano do governo era pautar as sabatinas nesta quarta (18/12) e votar em plenário na quinta.
Mendes também comanda o Conselho de Administração da Petrobras. A estatal, em nota divulgada nesta noite, informa que Mendes segue na sua função durante o processo de análise do seu nome no Senado.