O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Arthur Cerqueira Valério, pediu exoneração do cargo e sai ainda esta semana.
Valério foi nomeado em janeiro de 2024, após a saída de Efrain Pereira da Cruz.
Advogado da União desde 2006, Arthur Valério é presidente do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) desde julho de 2023, por indicação do ministro Alexandre Silveira (PSD).
Antes de assumir a Secretaria Executiva, Valério atuava como consultor jurídico do MME desde a posse de Silveira.
Segundo a pasta, o secretário participou ativamente do processo de modernização do marco legal do setor elétrico e é um dos principais articuladores da implementação de políticas públicas como o Combustível do Futuro, Luz do Povo e Gás para Empregar, além dos marcos legais do hidrogênio de baixo carbono e das eólicas offshore.
O secretário atuou também na coordenação de leilões de energia, potência e de transmissão, e participou de ações voltadas à inclusão energética e ao desenvolvimento regional, como o Programa Energias da Amazônia e o Leilão dos Sistemas Isolados (Sisol).
Em carta a Silveira, o secretário agradeceu a confiança, o diálogo permanente e a oportunidade de contribuir com a agenda estratégica dos setores energético e mineral brasileiro.
Agora, Valério deverá iniciar atuação na advocacia privada.
