Energia

A relevância geopolítica do Irã

A relevância geopolítica do Irã está relacionada, embora não se resuma, à posição chave no Golfo Pérsico, região estratégica da produção mundial de petróleo

A relevância geopolítica do Irã

A República Islâmica do Irã, antigamente conhecida como Pérsia, é um país no Oriente Médio e uma das mais antigas civilizações contínuas do planeta. É banhado pelo Oceano Índico e pelo Mar Cáspio, e grande parte do território é um platô.

O Irã possui uma área de pouco mais de 1,6 milhão de quilômetros quadrados — o 17º maior país do mundo –, população de aproximadamente 89 milhões e PIB de 192 bilhões de dólares em 2020.

Por comparação, o PIB em 2012 se aproximou de 600 bilhões de dólares, o que já nos revela as dificuldades econômicas pelas quais o país tem passado nos últimos 10 anos.

Papel estratégico do Irã na produção de petróleo

A relevância geopolítica do Irã está relacionada, embora não se resuma, à posição chave no Golfo Pérsico, região estratégica e núcleo da produção mundial de petróleo. Lembrando que os países do entorno reúnem aproximadamente um quarto da produção e mais de 50% das reservas provadas do planeta.

Somente o Irã, tem 208,6 bilhões de barris em reservas provadas e produção média de 2,3 milhões e barris por dia.

Logo, crises nesta região têm impacto significativo no mercado de petróleo, como ficou claro com o embargo aos EUA em 1973 pelo apoio conferido à Israel na Guerra do Yom Kippur, seguido pelo choque de oferta gerado pela Revolução Iraniana de 1979.

A coluna Petropolítica é produzida por Fernanda Delgado, professora e pesquisadora da FGV Energia.

Assista outras edições

Veja mais sobre Petropolítica: https://eixos.com.br/opiniao/petropolitica/