A diretoria da ANP aprovou as áreas que serão indicadas ao Conselho Nacional de Politica Energética (CNPE) para serem licitadas na 16a rodada de licitações, prevista para 2019, e nos leilões do pré-sal previstos para 2020 e 2021. Com a indicação das áreas, a ANP iguala os planejamentos dos leilões de pré-sal com o dos leilões de concessão, que já tinham concorrências aprovadas para 2020 e 2021. As informações foram antecipadas com exclusividade aos assinantes do +epbr, serviço premium de informações e notícias da agência epbr.
16a rodada
O leilão de concessão de 2019 vai ofertar blocos exploratórios nas bacias de Campos, Camamu-Almada, Jacuípe, Pernambuco-Paraíba e Santos. Todas as áreas estão fora do polígono do pré-sal.
Leilões do pré-sal
Também previstos para 2020 e 2021, a 7a rodada e 8a rodada do pré-sal vão ofertar as áreas dentro do polígono do pré-sal da Bacia de Santos.
CNPE
As áreas serão analisadas na reunião ordinária do CNPE, agendada para 6 de dezembro, ou em uma reunião extraordinária a ser realizada até esta data. A ideia é deixar todos os leilões aprovados para o próximo presidente.
Mais prazo para assinatura
Também foi aprovada a proposta para adiamento do prazo para assinatura dos contratos do 4o leilão do pré-sal, que termina em 30 de novembro. Agora, a ideia é fazer a assinatura dos contratos do leilão junto com as áreas arrematadas na 5a rodada do pré-sal até 19 de dezembro.