JUIZ DE FORA — A estatal argentina YPF (Yacimientos Petrolíferos Fiscales) fechou acordo na terça-feira (6/8) para comprar a participação de 45% da TotalEnergies nos blocos terrestres Rincon La Ceniza e La Escalonada, localizados na formação de Vaca Muerta, na Bacia de Neuquén.
O valor do negócio, segundo a francesa, é de US$ 500 milhões.
As áreas — com 51 cerca de 206 km2 — estão na fase piloto de desenvolvimento e têm como demais sócias a estatal Gas y Petróleo de Neuquén (10%) e a O&G Developments, subsidiária da Shell (45%).
A operação marca a saída da TotalEnergies desses dois ativos, que representavam cerca de 20% de área operada pela companhia em Vaca Muerta.
Segundo a empresa, o objetivo é concentrar investimentos nos blocos considerados estratégicos, especialmente Aguada Pichana Este e San Roque, que juntos produziram cerca de 50 mil barris/dia, em média, em 2024.
“O desinvestimento nos blocos Rincon La Ceniza e La Escalonada faz parte da nossa estratégia ativa de gestão de portfólio”, afirmou Javier Rielo, vice-presidente sênior para as Américas na área de Exploração e Produção da TotalEnergies.
“Essa transação nos permite destravar valor em parte do nosso portfólio, enquanto focamos no desenvolvimento dos nossos ativos principais na Bacia de Neuquén e no offshore da Terra do Fogo”, acrescentou.
Apesar da venda dos campos, a companhia francesa tem interesse em manter presença no mercado argentino, onde atua desde 1978. A empresa é a principal produtora internacional de gás no país, com cerca de 25% da produção local, por meio da subsidiária Total Austral.
A TotalEnergies mantém operações em três blocos terrestres na região de Neuquén e tem participação na concessão Cuenca Marina Austral 1 (CMA-1), na Terra do Fogo, onde opera campos em terra e seis plataformas offshore.
Também participa da geração de energia renovável no país, com três parques eólicos e uma planta solar, que somam aproximadamente 300 MW de capacidade instalada.
A conclusão da venda à YPF ainda depende do cumprimento de condições habituais em operações do tipo.