Petróleo

Transpetro avalia expandir operação logística no Espírito Santo

Operações de transbordo no Espírito Santo representam nova alternativa logística para as Bacias de Campos e Santos

O navio Castro Alves, primeiro da nova série de aframax a integrar a frota da Transpetro, partiu, em 5 de julho, de Ipojuca (PE) para a sua viagem inaugural (Foto Agência Petrobras)
O navio Castro Alves, primeiro da nova série de aframax a integrar a frota da Transpetro, | Foto Agência Petrobras

BRASÍLIA – A Transpetro informou que analisa ingressar em um novo projeto de infraestrutura portuária que está em fase de implantação no Espírito Santo. O objetivo é expandir as operações de transbordo de petróleo e derivados entre navios (ship tp ship).

O processo está sendo conduzido a partir de um memorando de entendimento firmado com o grupo Imetame. O acordo visa o arrendamento, pela Transpetro, de dois berços de atracação no porto multipropósito que está sendo construído pela empresa no município de Aracruz (ES).

A partir da nova estrutura, a Transpetro poderá oferecer operações ship to ship com navios atracados pela primeira vez no estado. Com isso, a subsidiária logística da Petrobras poderá oferecer uma nova alternativa para o escoamento do petróleo das Bacias de Santos e Campos e do Espírito Santo.

“O estado tem localização estratégica, favorecendo rotas de embarcações e fluxo de produtos. A partir da concretização do acordo com a Imetame, poderemos ampliar nosso alcance estratégico, especialmente no Sudeste”, destacou o gerente executivo de Desenvolvimento de Novos Negócios e Comercialização da Transpetro, Gustavo Rosindo.

O acordo entre as empresas passou pelas fases de avaliação técnica do empreendimento e negociação das bases comerciais. As etapas seguintes contemplam a apresentação da solução logística ao mercado e serão conduzidas ao longo dos próximos meses, com expectativa de conclusão até o final do primeiro semestre de 2025.

Projeto atende navios de grande porte

O empreendimento em construção pelo grupo Imetame contará com dois píeres com estruturas para atracação de navios de grande porte.

Na primeira fase, a infraestrutura atenderá embarcações da classe Suezmax, com capacidade de 1 milhão de barris e profundidade de 17 metros. Na segunda fase, o berço estará apto a receber navios VLCC (Very Large Crude Carrier), com capacidade de 2 milhões de barris e profundidade de 25 metros. O empreendimento será vizinho ao terminal de Barra do Riacho (TABR), operado pela Transpetro.

As obras do porto começaram em 2021 e estão previstas para serem concluídas em 2025. O complexo de terminais privados foi modelado para atender diferentes tipos de cargas, como contêineres, grãos, óleo e gás.

A Transpetro estima que as operações de transbordo entre navios possa reduzir os custos de movimentação em até 30%, considerando economias com descarga e armazenagem, além de tancagem em terra.

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